A experiência do cliente deve ser positiva em todos os aspectos da venda, inclusive quando se trata das embalagens. Acredite, além de proteger a integridade da mercadoria, as embalagens podem comunicar a identidade e os valores da sua marca.
O que deve ser considerado ao montar suas embalagens?
Confira as dicas que separamos para você ter sucesso ao montar suas embalagens e fazer delas um diferencial competitivo para sua empresa, atraindo o consumidor e facilitando suas vendas:
1. Identificar características
Comece identificando a característica do produto que deverá ser valorizada para despertar o interesse do consumidor.
Exemplos:
Se seu produto for destinado a suprir necessidades básicas, como no caso dos alimentos, destaque as características nutritivas e de higiene.
Se o cliente vai comprar o produto para presentear outra pessoa, a embalagem precisa ser a mais bonita possível. Identifique o melhor material para acomodar o produto, como vidro, plástico, papelão, metal ou madeira.
Lembrando que o objetivo principal das embalagens é manter a integridade dos produtos. Então sempre opte por embalagens que assegurem isso conforme as necessidades de cada produto.
2. Capriche no design
O design das embalagens deve refletir a imagem que a empresa quer passar aos clientes, além de ser fundamental para divulgação. Pense bem nas cores, forma e personalidade da embalagem e certamente os clientes terão uma ótima experiência.
Não se esqueça: A embalagem deve ser de fácil uso e manuseio pelo consumidor.
3. Personalização
Faça seu cliente se sentir único ao receber seus produtos, como por exemplo colocando uma mensagem de agradecimento personalizada com a embalagem ou acrescentando brindes.
4. Atenção à proteção da embalagem e seus produtos para transporte
A proteção do produto é indispensável, portanto, não é qualquer caixa ou outro tipo de embalagem que serve pois o produto deve chegar intacto ao destino. O seu cliente, loja ou distribuidor não aceitará embalagens amassadas ou produtos danificados.
É importante conhecer também os agentes externos para proteger os produtos, como toda a cadeia de distribuição, os veículos, os transbordos de carga e os espaços usados para estocagem.
Veja os cuidados que devem ser tomados para especificar as embalagens para transporte:
- Podem ser usados fechamentos que inibam a abertura e o roubo do produto;
- A embalagem não pode ser pesada demais – o peso total deve ser adequado para que uma pessoa consiga carregar;
- Quando os produtos são objeto de roubo sistêmico, pode-se codificar a identificação deles, sempre com o conhecimento do cliente.
5. Código de barras
O código de barras é uma ferramenta de identificação e comunicação de produtos, serviços e localidades, baseada em padrões internacionais reconhecidos por empresas no mundo inteiro.
Impresso na própria embalagem ou em uma etiqueta aplicada ao produto, o código de barras proporciona uma linguagem comum entre os parceiros comerciais para classificação de itens como cor, tamanho e tipo do produto.
Além disso, o código de barras é um aliado do empreendedor na gestão do negócio pois permite a rastreabilidades dos produtos, controle de estoque, monitoramento das vendas, compras, margem de lucro, estoques, fluxo de caixa e outras variáveis.
6. Codificação do conteúdo
Use a criatividade se precisar mascarar o conteúdo para evitar roubos. Mas lembre-se dos locais por onde sua embalagem passará! Algo nada valioso em uma região pode ser exatamente o que é procurado em outras regiões. Considere também que embalagens brancas ou de cores claras atraem mais atenção, por serem usadas para produtos nobres.
7. Facilite a abertura da embalagem
Embalagem difíceis de abrir não agradam os consumidores e muitas vezes até resultam em danos ao produto interno. Essa dificuldade de abertura também prejudica a reputação do produto e diminui a possibilidade de recompras. Portanto, simplifique a abertura da embalagem e considere colocar instruções de como abrir a embalagem em questão.
8. Embalagens sustentáveis
Estudos recentes mostram que cada vez mais as pessoas estão preocupadas com as questões sustentáveis dos produtos. Assim, investir em embalagens sustentáveis pode trazer novos públicos e agregar valor à marca.
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