Os Indicadores KPI mostram onde o desempenho da empresa está acertando e em quais pontos ela precisa melhorar.
Se você é dono de um negócio não deixe de praticar estes indicadores que poderão te ajudar a melhorar muito os seus resultados.
Empresas de pequeno, médio ou grande porte podem perfeitamente fazer uso desses indicadores. Porém, cada empreendimento possui suas particularidades e que precisam ser levadas em consideração na hora de implementar um (ou mais) KPI.
Separamos aqui 4 indicadores essenciais para sua empresa
1- Taxa de Conversão (Win Rate)
A Taxa de Conversão, também conhecida como Win Rate, quantifica os leads (pessoas que entraram em contato com a empresa) que foram convertidos em clientes.
Esse índice é muito utilizado pelos setores de Marketing e de Vendas.
2- Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
Quanto custa conquistar um cliente?
O cálculo que levará a essa resposta é simples: some todos os gastos em Marketing e Vendas em determinado período e divida pelo total de clientes conquistados.
Se o seu CAC estiver muito alto, é sinal de que as estratégias não estão funcionando de maneira eficaz.
Porém, se esse índice estiver baixo, significa que o seu negócio está crescendo (mais clientes com o mesmo “esforço de marketing e vendas”) e que há, provavelmente, retorno sobre o investimento.
3- Customer Lifetime Value (CLV)
O CLV indica o valor da receita que cada cliente representa para um negócio durante todo período em que se relacionar com ele.
Suponhamos que um cliente gaste uma média mensal de R$ 1.000 em produtos e serviços de determinada empresa.
Isso significa que o CLV deste cliente será de R$ 12.000 em um ano.
Se, em média, os cliente se mantêm fiéis ao seu negócio por 3 anos, por exemplo, o CLV médio será de R$ 24.000.
Para saber se o CLV está bom ou ruim, é interessante compará-lo ao CAC que vimos no tópico anterior.
O CLV nunca deve ser menor que o CAC.
Se o custo para adquirir um cliente for maior do que a receita que ele representa, a empresa acaba ficando no prejuízo.
4- Churn Rate
Esse é um dos exemplos de KPI e indicadores mais importantes no mundo corporativo, principalmente para empresas de receitas recorrentes.
Churn significa “evasão de clientes”.
Ou seja, trata-se do cálculo de quantos clientes “abandonaram” a sua empresa em um período específico.
Se em janeiro, por exemplo, a empresa contava com 100 clientes e em dezembro esse número cai para 90, o Churn Rate é calculado dividindo o número de clientes perdidos pelo total de clientes que a empresa tinha no começo do período analisado.
Nesse caso, a taxa de Churn Rate será de 0,1, ou seja: 10%.
Um Churn Rate elevado é sinal de que o público não está satisfeito com os produtos e serviços que o seu negócio oferece.
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