Seja pessoalmente, por telefone, WhatsApp, e-mail ou redes sociais, um bom atendimento pessoal faz grande diferença em vendas e constrói confiança entre o cliente e a empresa.
Confira essas dicas que vão otimizar seu atendimento pessoal:
1 – Compreenda as necessidades, desejos e problemas específicos de cada cliente.
A escuta ativa é uma ótima forma de fazer isso, pois é um diálogo produtivo com o cliente, onde ele realmente é ouvido e compreendido.
2 – Construa um relacionamento com o cliente
Desde o primeiro contato até o pós-venda, o bom relacionamento com o cliente, com atendimento pessoal e personalizado cria uma conexão verdadeira e de confiança com os clientes.
3 – Crie um banco de dados de clientes
Uma dica valiosa é que um sistema CRM (Customer Relationship Management – Gestão de Relacionamento com o Cliente) ajuda a melhorar a experiência de cada cliente por possibilitar o registro de informações trocadas durante os contatos, como a realização ou não de compras, de onde o cliente é (segmento de mercado, cidade, empresa), quantas vezes contatou, por onde ele prefere se comunicar, qual o cargo do cliente na empresa, onde ele está no funil de vendas.
4 – Priorize a atenção exclusiva ao cliente
Cada cliente deve ser tratado com atenção exclusiva e ter uma experiência única. A agilidade no atendimento é um fator a ser considerado também pois é um dos maiores desejos dos clientes.
5 – Esteja em diferentes canais
Os clientes podem preferir se comunicar por diversos canais dependendo da necessidade do momento, como e-mail, telefone, WhatsApp. Um bom atendimento leva em conta essas preferências.
6 – Humanize seu atendimento
Pessoas se conectam com pessoas. Portanto, a humanização é uma técnica de atendimento pessoal indispensável. Entre algumas dicas de atendimento humanizado, estão três princípios da experiência do cliente: o cultivo da empatia, o trabalho com propósito por parte dos atendentes e a criação de memórias positivas.
7 – Capacite sua equipe de atendimento
Sua equipe precisa estar preparada para fazer um atendimento pessoal. Assim, é importante investir em palestras, treinamentos e cursos para a equipe responsável pelo atendimento ao cliente. Essa preparação traz vantagens à empresa, como o crescimento do número de vendas, melhor produtividade e melhora das técnicas de atendimento.
Um sistema de gestão com CRM integrado como o Compacta9 te ajuda a elevar o padrão de atendimento ao cliente e otimizar seus serviços.
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