Porque os dados que sua empresa tem é o ativo mais valioso

Uma realidade da transformação digital é que as funções e possibilidades dos dados são aparentemente ilimitadas.

A geração de dados é, com frequência, a parte mais fácil, o maior desafio é a exploração e a conversão desses dados em ideias úteis. As análises tradicionais em planilhas eletrônicas foram substituídas pelo Big Data, em que informações não estruturadas são processadas por novas e poderosas ferramentas de computação.

Para que os dados se transformem em autênticas fontes de valor, no entanto, as empresas precisam mudar a maneira como pensam em dados. Elas precisam tratar os dados como ativo estratégico.

Dados como ativo intangível

Para muitos titãs do mundo dos negócios de hoje, parece claro que os dados que captam referentes aos seus clientes são um de seus mais valiosos ativos. Grande parte do valor de mercado do Facebook decorre do valor da profusão de dados que a empresa coleta sobre seus usuários e de sua capacidade de explorar esses dados como ferramentas inovadoras para os anunciantes, ajudando-os a compreender e a dirigir-se exatamente ao público certo.

Os dados são valiosos não só para empresas como a Google e Facebook. Hoje os dados são importantes para qualquer negócio, e negligenciá-los é perigoso.

Uma das maneiras mais comuns das empresas construírem ativos é com base nos dados de clientes.

Para tratar os dados como ativo, você precisa desenvolver uma estratégia de dados em sua empresa. Isso inclui compreender de que dados você necessita e como você os aplicará.

A questão de estratégia de dados não é só para grandes empresas. As empresas menores, porém, e os setores menos ricos em dados também devem desenvolver estratégias prospectivas para seus dados.

Veja os principais tipos de dados abaixo:

1 – Dados sobre processos de negócios

Exemplo : – Estoques e cadeia de fornecimento, vendas, faturamento, recursos humanos

Utilidade : – Gerenciar e otimizar operações de negócios, reduzir riscos, elaborar relatórios externos

 

2 – Dados sobre produtos ou serviços

Exemplo : – Dados sobre mapas (para o Google), dados sobre empresas, dados sobre clima, etc

Utilidade : – Cumprir a proposta de valor central dos produtos ou serviços da empresa

 

3 – Dados sobre os clientes

Exemplo : – Compras, comportamentos e interações, comentários e revisões geográficas, respostas em pesquisas, etc

Utilidade : – Oferecer uma visão completa do cliente e permitir interações mais relevantes e valiosas.

Destacando que os dados comportamentais são sempre os melhores dados sobre os clientes – são muitos mais valiosos do que relatos de opiniões.

 

Use dados como camada preditiva na tomada de decisões. É preciso planejar como a empresa usará seus dados para tomar decisões mais esclarecidas em todas as áreas do negócio.

 

Agora que você percebeu a importância e o valor dos dados no seu negócio é hora de planejar como obtê-los e como torná-los um ativo de negócios que vai alavancar sua empresa.

 

Sugerimos iniciar com a implantação de um ERP inteligente que além de ajudar na administração e controles da empresa lhe ofereça dados estratégicos para sua empresa.

 

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