Para medir a saúde financeira da sua distribuidora e verificar como está o alcance das metas estabelecidas, temos os indicadores de vendas.
Por meio deles é possível medir o desempenho da equipe de vendas e assim auxiliar no desenvolvimento dos funcionários e estabelecer as metas a serem alcançadas para o crescimento da distribuidora.
Com esses indicadores, o gestor consegue definir ações, mudanças e inovações necessárias para alavancar as vendas na distribuidora.
Confira 6 indicadores de vendas essenciais para sua distribuidora:
1 – Quantidade de leads
Os leads são potenciais clientes, que de início dão poucas informações para a empresa que faz as ações de marketing. O funil de vendas é importante nesse aspecto, pois mostra quais são as fases mais eficazes para alcançar o público-alvo.
Os números de leads são indicadores de vendas que apresentam os resultados das campanhas de marketing feitas pela sua distribuidora.
2 – Taxa de conversão
A taxa de conversão mostra se a proporção entre usuários que acessam o site da sua empresa e aqueles que realmente convertem a partir das estratégias de marketing é eficiente.
Para medir essa taxa, divida o número de conversões pelo número de visitas e multiplique por 100, chegando a uma porcentagem.
Para aumentar a taxa de conversão, foque no usuário, compreenda suas dores, necessidades e expectativas. Chame atenção desse lead com CTAs (Call to Action – Chamadas para ação) atrativos.
3 – Custo de Aquisição de cliente (CAC)
O CAC é o custo que a empresa teve para transformar leads em novos clientes.
Para medir o CAC, some os custos de venda e marketing da sua distribuidora e divida pelo número de clientes conquistados.
Quanto menor o resultado, menor o custo apresentado e maior será o número de clientes conquistados
4 – Quantidade de leads qualificados
Os leads qualificados são os possíveis clientes que a empresa possui mais informações, assim podendo classificá-los como potenciais clientes ou não.
O número de leads qualificados auxilia na conversão gerada em negócios a serem fechados, pelo fato desse público apresentar maior interesse no que a sua distribuidora oferece.
5 – Giro de Estoque
O giro de estoque é a porcentagem referente aos produtos que foram vendidos em um determinado período em relação aos produtos que estavam em estoque.
Esse cálculo é feito da seguinte forma: divida o número de vendas pela quantidade total de produtos no estoque e multiplique por 100.
Com esse indicador você mede os índices de oferta e procura e mantém o estoque na medida certa baseando-se nas suas vendas.
6 – Ciclo de vendas
Trata-se da duração média da venda de um produto. É medido o tempo de cada etapa da venda até a conquista de um novo cliente.
—–/—–
Com o ERP 100% on-line Compacta9 você vai gerenciar sua empresa de qualquer lugar.
Sua gestão mais simples, mais integrada e mais digital.
Gerenciando seus negócios com inteligência e inovação.
Sistema de gestão empresarial 100% on-line.
>>CLIQUE AQUI E SAIBA COMO ALAVANCAR SUA EMPRESA.<<