Já pensou se tivesse uma forma de prever o comportamento dos consumidores, assim facilitando a tomada de decisões do seu negócio para conseguir melhores resultados?
É isso que o Big Data possibilita.
Acompanhe esse artigo para entender mais o que é Big Data e como essa tecnologia pode alavancar sua empresa.
O que é Big Data?
Big Data é uma das grandes tendências da tecnologia e trata-se do grande volume de dados (estruturados ou não) que são gerados a cada segundo. Simplificando, é um processo de coleta, análise, organização e interpretação de um conjunto de dados maior e mais complexo
Esse conjunto de dados é muito útil na tomada de decisões nas empresas.
Em relação a esse volume total de dados, o que importa não é a quantidade em si mas o que as empresas fazem com os dados.
Esse grande volume de dados que conhecemos como Big Data pode se referir a qualquer montante de informações de uma empresa ou até mesmo de um assunto específico e esses dados devem ser acessíveis.
Não importa se são estruturados (planilhas, tabelas) ou não-estruturados (imagens, blocos de texto), nem por onde são gerados.
Afinal, diversos dados podem compor o Big Data: desde suas informações de controle de estoque, sejam números, nomes, histórico de acessos, mapas de utilização, dados geográficos, tudo.
Para que serve o Big Data?
O Big Data foi criado com a finalidade de receber, identificar e interpretar o maior número de dados possível.
O resultado desse processo permite que as empresas utilizem as informações coletadas na criação de novos produtos, fidelização de clientes, interpretação do interesse do público-alvo, entre outras circunstâncias.
Companhias como a Netflix e Facebook utilizam o Big Data para avaliar o interesse de seus usuários e enviar conteúdos e produtos que estejam de acordo com as suas escolhas de navegação, por exemplo.
Por consequência, fidelizam um grande número de clientes, por que estão sempre atentas aos desejos de quem utiliza os seus serviços.
Etapas do funcionamento do Big Data
Antes de começar a utilizar os dados, é preciso entender como essa grande estrutura de informações deve acontecer dentro de uma empresa.
É necessário considerar que existe todo um ecossistema de fontes, sistemas e usuários a ser levado em conta.
Em geral, há algumas etapas a serem seguidas, como:
- Definir uma estratégia de big data;
- Identificar fontes de big data;
- Acessar, gerenciar e armazenar os dados;
- Analisar os dados;
- Tomar decisões baseadas em dados.
Essas tarefas podem ser condensadas em três principais responsabilidades: integrar dados, gerenciá-los e então analisá-los.
Os 7V’s que formam o Big Data
1.Volume
Essa tecnologia foi feita para lidar com um grande volume de dados, armazenando-os em diferentes localidades e juntando-os por meio de um software.
2.Velocidade
O Big Data analisa os dados no instante em que eles surgem.
3.Variedade
Os dados não-estruturados (mensagens, fotos, vídeos, áudios, vídeos) podem ser administrados em conjunto com os dados tradicionais.
4. Valor
É importante saber o que fazer com os dados fornecidos pelo Big Data, é o conhecimento dos dados que agrega o valor das informações para o negócio.
5. Veracidade
Com o Big Data não é possível controlar informações falsas, mas por meio de análises e com base nas estatísticas de grandes volumes de dados é possível ponderar informações que estão incorretas.
6.Visualização
O Big Data traz visibilidade. É importante a apresentação de dados de forma acessível e legível para serem melhor utilizados.
7.Volatilidade
Os fluxos de dados possuem picos periódicos, que sofrem variações conforme as tendências. O volume que eles mudam pode ser grande e ter profissionais especializados em estudá-los e ferramentas de gerenciamento é essencial.
—–/—–
Com o ERP 100% on-line Compacta9 você vai gerenciar sua empresa de qualquer lugar.
Sua gestão mais simples, mais integrada e mais digital.
Gerenciando seus negócios com inteligência e inovação.
Sistema de gestão empresarial 100% on-line.
>>CLIQUE AQUI E SAIBA COMO ALAVANCAR SUA EMPRESA.<<