O controle de caixa é uma das práticas mais importantes para a saúde financeira de uma empresa. Controlar o fluxo de caixa é uma das formas mais eficazes de mensurar e planejar as atividades financeiras.
Entretanto, ter um controle de fluxo de caixa eficiente não é algo tão simples de realizar.
Por isso, trouxemos 4 dicas básicas para otimizar o controle de fluxo de caixa da sua pequena empresa. Confira a seguir:
1. Realize o controle diário do fluxo de caixa
É possível ter como base uma fórmula simples para fazer o controle diário do fluxo de caixa:
Entrada de Dinheiro – Saída de Dinheiro + Saldo Inicial do Caixa = Saldo Diário.
O cálculo é simples e deve ser feito todos os dias.
Alguns gestores não sabem o quão importante é fazer o controle do caixa diariamente, portanto acreditam que controlar o caixa semanalmente ou por quinzena é suficiente. Porém, se o controle não for feito diariamente, as datas de pagamentos das despesas e da entrada de dinheiro podem não bater, gerando um problema.
Então, vale muito a pena reservar uma parte do dia para fazer essa tarefa e assim evitar problemas futuros.
2. Classifique a entrada e saída de dinheiro
Os dois pilares de controle do fluxo de caixa são a entrada e saída de dinheiro.
É necessário saber mais do que quanto se gastou ou quanto se recebeu, como informações de por onde saiu e entrou o dinheiro e de que forma ocorreram os processos.
Em relação às entradas de dinheiro, deve-se considerar as formas de pagamento, como: dinheiro, cartão de crédito, cheque, duplicatas.
Já em relação às saídas de dinheiro, deve-se considerar pagamentos aos fornecedores e funcionários, gastos internos, pró-labore, gastos com outros serviços, despesas com materiais, manutenção, entre outros gastos de acordo com cada empresa. Contate sua contabilidade para saber dados sobre os gastos financeiros, como impostos, multas e juros.
3. Faça um planejamento a curto e longo prazo
Com a organização e avaliação do fluxo de caixa é possível desenvolver um planejamento financeiro da empresa a curto e a longo prazo.
Nesse planejamento pode ser incluído investimentos em equipamentos, modernização e capacitação da equipe e tetos máximos para cada despesa, tendo como objetivo o crescimento da empresa.
4. Invista em um software de gestão para administrar seus dados
Dados são de extrema importância para administrar o fluxo de caixa da sua empresa e ter uma ferramenta para gerenciamento desses dados é tão importante quanto.
Com a administração dos dados, como as transações financeiras, você visualiza com facilidade tudo o que está ocorrendo na sua empresa.
É por esse motivo que um software de gestão integrada, ou ERP, é fundamental para o controle do fluxo de caixa. Com a visualização em tempo real da situação do seu negócio e a centralização de todos os custos, funções proporcionadas pelo ERP, é muito mais prático e seguro tomar decisões para seu negócio.
Conheça o COMPACTA9, o ERP Online que permite a visualização do fluxo de caixa em tempo real, ainda contando com previsões e históricos de movimentações e oferecendo uma visão completa do setor financeiro da sua empresa.
—–/—–
Com o ERP 100% on-line Compacta9 você vai gerenciar sua empresa de qualquer lugar.
Sua gestão mais simples, mais integrada e mais digital.
Gerenciando seus negócios com inteligência e inovação.
Sistema de gestão empresarial 100% on-line.
>>CLIQUE AQUI E SAIBA COMO ALAVANCAR SUA EMPRESA.<<