Margem de lucro da distribuidora: veja como calcular e aumentar essa métrica

Primeiramente, você sabe o que é margem de lucro?

Definição de margem de lucro:

A margem de lucro é a porcentagem do preço final de venda de um produto que corresponde ao lucro da distribuidora, isto é, o percentual de quanto a empresa ganha em cima de suas vendas.

É uma métrica extremamente importante pois revela se o negócio realmente está sendo rentável e consequentemente tendo uma boa vantagem competitiva.

 

Como calcular a margem de lucro?

Em primeiro lugar, levante informações como: quanto a sua distribuidora paga por item, qual é o montante que corresponde aos salários pagos, o quanto você gasta com manutenção e qual a soma total dos impostos.

Depois disso, é hora de calcular a margem de lucro bruta e líquida da distribuidora.

 

Margem de lucro bruta

Refere-se a porcentagem que a distribuidora ganha sobre cada venda realizada. Com ela você pode medir a rentabilidade do seu negócio.

Use essa fórmula:

Margem bruta = lucro bruto/ receita total x 100

 

Margem de lucro líquida

Para calcular a margem de lucro líquida, você deve considerar outros fatores além dos custos da operação.

Deve-se incluir os gastos com água, internet, telefone, aluguel, impostos sobre faturamento, entre outros.

 

Dica bônus: Markup

O markup é outra métrica muito relevante para sua distribuidora, pois permite mostrar a relação entre o custo de produção e distribuição de um item ou serviço e seu preço de venda.

Através do markup, sua distribuidora pode calcular o lucro que deseja alcançar.

 

Como aumentar a margem de lucro?

1 – Otimize os processos internos e as vendas

Para isso, faz-se necessário o investimento em tecnologia para monitoramento constante.

Um software ERP permite acompanhar todo o processo interno da distribuidora e as ações da equipe de vendas.

 

2 – Diminua o tempo entre o pedido e a entrega

A redução desse tempo impacta diretamente nos custos e assegura uma margem de lucro maior.

Mas como conseguir isso?

Invista em um fornecedor confiável, tanto na entrega quanto na qualidade dos produtos. Com um trabalho em equipe entre sua distribuidora e os fornecedores certos, com certeza os pedidos serão finalizados em tempo ideal e os clientes confiarão mais no seu negócio.

 

3 – Reduza custos

Para otimizar processos internos é necessário passar por uma política de redução de custos.

Comece diminuindo os custos nas despesas como conta de energia e água, por exemplo.

Essa prática faz com que o trabalho de toda a equipe seja alinhado e direcionado.

 

Com um ERP qualificado como o COMPACTA9, sua distribuidora será otimizada por meio do acompanhamento integrado de todos os setores, além de ser possível fazer uma gestão mais assertiva por meio de dados e não da intuição.

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