Saiba quais são as 8 tendências de marketing digital para 2022

O marketing é uma das áreas que funciona como uma comunidade, pois funciona por meio da colaboração entre milhares de pessoas.

Por esse motivo, saber quais são as tendências do marketing é muito importante.

Entre os benefícios de investir nas inovações que movimentam o marketing, vejamos alguns destaques:

  1. Você se mantém à frente das evoluções do mercado, assim aproveitando para lucrar com as tendências;
  2. Você entende melhor como seus clientes compram e pesquisam suas soluções e de seus concorrentes;
  3. Você compreende quem é o seu público-alvo e sua persona e o que es buscam no seu

negócio.

 

Então vamos lá, tenha uma visão geral das 8 tendências do Marketing Digital para o ano que está chegando:

  1. ChatBot

Os chatbots são softwares que conversam com usuários reais e assim permitem que as marcas tenham relacionamento com seus clientes e gerem mais vendas.

Chatbots não se limitam apenas à bots com frases prontas, hoje há várias opções empoderadas pela computação cognitiva, com tecnologia de IA e Machine Learning por trás de cada uma das interações.

 

  1. Inteligência Artificial (IA)

Inteligência Artificial, ou IA, trata-se de uma tecnologia que ensina as máquinas a desempenhar tarefas que exigiriam a inteligência do ser humano.

Atualmente, a Inteligência Artificial influencia nos principais players de disrupção do mercado e pode ser uma mina de ouro para o seu plano de marketing.

Exemplos de atividades desempenhadas pela IA são:

  • Reconhecimento e marcação de uma pessoa em uma foto automaticamente;
  • Playlist em plataformas de música que são geradas semanalmente de acordo com o seu gosto.

E os exemplos não acabam mais, pois a IA tem sido presente em grande escala nos dias de hoje.

 

  1. Big Data

O Big Data é um enorme amontoado de dados estruturados e não estruturados, gerado pelas empresas todos os dias. Trata-se de uma massa de informações que pode conter muita informação preciosa para os negócios e seus respectivos setores de marketing.

 

  1. Automação

A automação torna os processos mais fáceis e ágeis.

Unindo recursos de automação com outras tecnologias, como o IA e outros recursos, como chatbots, é possível simplificar vários processos totalmente operacionais.

Além disso, a automação em marketing já é uma realidade para muitas empresas que desejam fortalecer e nutrir seus leads.

  1. Cibersegurança

A cibersegurança é um tema em alta nos últimos anos, principalmente por conta de leis com a LGPD.

Torna-se cada vez mais importante garantir a segurança do seu ambiente e infraestrututa de TI, para assim evitar vazamento de dados e brechas para atos criminosos, como por exemplo sequestro de informações.

 

  1. Chat Commerce

A realização de vendas através de chat é uma das tendências do marketing que negócios com e-commerces ou lojas virtuais não pode perder.

Com o Chat Commerce, uma loja tem a possibilidade de vender via chat ao vivo, sem a necessidade do usuário precisar sair do local onde ele está (como uma rede social) para ir até seu site, procurar um produto, criar uma conta e finalizar o pedido.

 

  1. Realidade Aumentada

A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que permite ver o mundo real de uma forma “ampliada”, seja com adicionais visuais, táteis ou olfativos.

Utilizado geralmente junto com a Realidade Virtual (VR), a Realidade Aumentada complementa e inova várias experiências para os consumidores, especialmente no ambiente online e em eventos.

 

  1. Policanalidade

Você provavelmente conhece o conceito de omnichannel, não é mesmo? Trata-se da comunicação em múltiplos canais. É o antecessor de um conceito novo e inovador: a policanalidade.

Ao fazer o marketing policanal e omnicanal de forma certa, você pode proporcionar uma experiência de usuário aprimorada.

Lembre-se que isso envolve estratégia: é necessário apresentar uma voz e a mensagem entrelaçada e contínua, não importa o canal, formato ou mídia.

 

Analisando essas tendências, podemos ver o quão necessário é manter sua empresa com estratégias atualizadas. Portanto, analise seu mercado, as necessidades da sua comunicação e os pontos de melhoria indicados pelos seus clientes.

 

 

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