8 passos para montar uma distribuidora com sucesso

Se você tem pensado em montar uma distribuidora para trabalhar com logística sem necessariamente produzir seus produtos, esse artigo é para você.

Há também quem opte por abrir distribuidoras de produtos como negócio principal, pois lida com um porte maior de vendas e dá um retorno monetário alto. Se esse ramo atrai a tantas pessoas, como abrir uma distribuidora com tantos concorrentes?

1. Planejamento e Análise do Mercado

Se você quer abrir um negócio, é preciso muito planejamento. Conheça o seu mercado, saiba quais são as vantagens e os desafios de se abrir uma distribuidora e tenha conhecimento sobre os requisitos legais, custos e melhores práticas do mercado.

Fique atento ao cumprimento das normas de funcionamento e armazenamento da distribuidora. Tenha registrado tudo o que você vai precisar comprar ou alugar, quanto vai gastar, quanto tem disponível para os gastos iniciais e para manter o estabelecimento até que ele tenha fluxo de caixa o suficiente para se manter sozinho. Se você faz parte de uma indústria, calcule bem os custos da distribuidora para saber se é mais vantajoso do que contratar terceiros.

Na etapa de planejamento, é importante também estudar seus concorrentes. Observar quem são seus fornecedores, qual é o seu preço de mercado, como eles se diferenciam e quais são os seus pontos fortes e fracos. Ter uma noção das práticas de mercado é fundamental.

2. Investimento e localização

O investimento pode variar muito de acordo com a localidade e com o porte da distribuidora que você quer abrir. A média é de mais de 100 mil reais para uma distribuidora com a infraestrutura mínima adequada para funcionar.

Esse valor pode variar para mais ou para menos de acordo com as suas preferências, fornecedores e de acordo com a localidade e com o porte de sua distribuidora. Você pode considerar manter sua distribuidora em um local mais afastado se você tiver um bom (e barato) sistema de transporte. Do contrário, estar no centro pode ser mais vantajoso.

3. Tipos de produtos

Há diferentes produtos que podem ser objeto de distribuição. Algumas sugestões:

  • Produtos alimentícios. Necessitam de muita atenção quanto a prazos de validade e qualidade.
  • Materiais de construção: exigem uma estrutura de telemarketing, por onde as vendas geralmente são feitas, um bom sistema de distribuição e de gestão ERP.
  • Produtos químicos. Exigem atenção no manuseio e no armazenamento.

 

4. Infraestrutura

Você vai precisar armazenar o estoque e mantê-lo nas condições estabelecidas pelo fabricante de cada produto. Seja bastante criterioso nesse aspecto: você não precisa comprar os produtos mais caros, mas eles precisam ser funcionais para armazenar os produtos.

Você vai precisar de uma boa estrutura de armazenamento e de meios de transporte de seus produtos que serão distribuídos. Além disso, a logística é fundamental para garantir o sucesso de seu negócio.

Uma excelente opção para quem quer começar bem no ramo de distribuição é buscar soluções ERP. Os sistemas ERP, como o ERP COMPACTA9, permitem uma gestão empresarial eficiente para distribuidoras de diferentes produtos.

5. Documentação 

A documentação varia de estado para estado, mas as principais que não podem faltar em seu negócio são:

  • Registro na junta comercial
  • Inscrição junto a prefeitura municipal para a obtenção de alvará
  • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) na Receita Federal
  • Registro na Secretaria da Fazenda (SEFAZ) estadual
  • Registro no conselho regional de administração
  • Obtenção de alvará de funcionamento junto ao corpo de bombeiros
  • Observar as regras de proteção ao consumidor, estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC)

6. Escolha seu fornecedor

Depois que todo o planejamento estiver feito, você precisa escolher os fornecedores. Para isso, leve em consideração os seguintes critérios:

  • Fornecedores experientes e bem avaliados.
  • Custo do frete, armazenagem. 
  • Qualidade e diversificação. 
  • Preço. 
  • Forma de pagamento.

7. Divulgue

Depois de planejar, organizar a estrutura de sua distribuidora e escolher os seus fornecedores, você já vai ter seguido a maior parte do processo para abrir o seu negócio.

A partir daí, é preciso marcar a data da abertura e fazer a divulgação. Atualmente, uma boa divulgação é fundamental para o negócio. Você deve mostrar que está apto para começar, ter aliados e tecnologia o suficiente para concorrer com quem já está consolidado no mercado. Lembre-se que a presença digital hoje em dia é indispensável para o sucesso de qualquer negócio.

8. Analise seus resultados

Depois de todo esse trabalho, você precisa manter a parte administrativa de sua distribuidora em dia. Isso significa ter registro de tudo o que entra e tudo o que sai, tanto em termos de produto quanto de dinheiro.

As notas fiscais e a contabilidade devem estar em dia e organizadas para caso você precise prestar contas. Você deve ter estabelecido metas claras, desafiadoras e tangíveis para que agora você possa ter um parâmetro para analisar os resultados da distribuidora.

 

Todo esse processo é facilitado quando feito através de um software de gestão empresarial ERP. Com  o planejamento, ação e decisões certos facilitados pelo sistema ERP, você monta sua distribuidora com a certeza que ela tem alto potencial de crescimento.

 

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