Está pensando em começar a usar um sistema ERP na gestão da sua distribuidora e está em dúvida se vale realmente a pena? Então esse artigo é para você.
Separamos as vantagens mais marcantes que o ERP vai trazer para sua distribuidora.
Integração entre todos os setores
Uma das vantagens do ERP é o fato de ele concentrar as informações de todos os departamentos de uma distribuidora em um único local.
Essa centralização dos dados facilita o acesso e a leitura por parte dos gestores. Com o cruzamento dessas informações, dispostas de maneira organizada em uma mesma plataforma, tem-se uma tomada de decisão muito mais assertiva.
Entre os dados que podem ser avaliados e cruzados por gestores, podemos mencionar os registros financeiros de entrada e saída de produtos, a quantidade de itens em estoque e o número de solicitações.
Melhora a gestão dos estoques
É um desafio gerir uma grande quantidade de produtos, controlando entradas e saídas e avaliando a necessidade de reposições.
Com o uso de um ERP, essas tarefas podem ser facilmente realizadas. Isso porque todos os dados das mercadorias são lançados no sistema no momento da entrada, facilitando o controle de quantidades.
Assim, pode-se evitar desperdícios e atender os clientes com mais qualidade, confirmando a existência dos produtos requisitados no momento da solicitação.
Padroniza os processos
Como você pôde perceber, o ERP reúne e transmite informações entre diferentes setores. Processos de faturamento, separação, conferência, roteirização, entrega e emissão de relatórios podem ser automatizados.
Essa padronização que ocorre por meio da automação reduz falhas e agiliza as operações, trazendo benefícios para clientes, parceiros e, claro, para a própria empresa.
Redução de erros
O ERP é capaz de automatizar o registro de dados. Dessa forma, evita-se a perda de tempo com o preenchimento manual de planilhas.
Além de que, a automação da entrada de informações no sistema de uma distribuidora reduz a ocorrência de erros, o que torna os dados muito mais confiáveis.
Isso significa dizer, também, que os gestores podem ter mais segurança ao tomar decisões baseadas em informações mais precisas.
Aprimora o acompanhamento de pedidos e entregas
Um ERP consegue verificar a disponibilidade dos produtos e manter os usuários informados sobre o status da entrega. Assim que o pedido é feito e os volumes são organizados para o transporte, o sistema emite romaneios automaticamente.
Mais facilidade na gestão financeira e contábil
Geralmente, o ERP possui funcionalidades que permitem o acompanhamento e o gerenciamento de todas as atividades financeiras de uma empresa.
Somente para exemplificar, por meio desse sistema, é possível registrar saídas, fazer orçamentos e administrar o fluxo de caixa.
Ademais, a utilização de um ERP facilita o gerenciamento da carteira de tributos a serem pagos pelas distribuidoras.
Isso é possível porque esses softwares de gestão possuem integração com o SPED, evitando o preenchimento manual dos vários formulários exigidos pelo Fisco.
Melhora o relacionamento com os clientes
O ERP permite não somente a criação de um banco de dados com informações dos clientes, mas também, o melhor entendimento do perfil da clientela.
De fato, esses sistemas possibilitam a construção do histórico dos clientes, por meio do qual é possível consultar o número de pedidos, o ticket médio das compras, reclamações e outros dados relevantes.
Com esses dados em mãos, as equipes podem entender melhor as necessidades de cada cliente e tornar o atendimento mais personalizado.
As informações sobre clientes coletadas pelos sistemas ERP também são de grande utilidade para o desenvolvimento de estratégias e ações de marketing mais assertivas.
—–/—–
Com o ERP 100% on-line Compacta9 você vai gerenciar sua empresa de qualquer lugar.
Sua gestão mais simples, mais integrada e mais digital.
Gerenciando seus negócios com inteligência e inovação.
Sistema de gestão empresarial 100% on-line.