Como abrir uma distribuidora: Passos importantes para começar nessa área

Esse artigo é para você que:

  • Está pensando em abrir uma distribuidora de produtos como negócio principal;

  • Está pensando em abrir uma distribuidora para trabalhar com logística (não necessariamente produzir seus próprios produtos)

Confira a seguir os passos fundamentais que você precisa tomar para abrir sua distribuidora:

 

1. Análise do mercado e planejamento

É essencial que você realize muito planejamento para abrir uma distribuidora. Conheça o seu mercado, juntamente com suas vantagens e desafios.

Aproveite para realizar um estudo sobre a concorrência, verificando quem são seus fornecedores, quais são seus produtos, seus pontos fracos e fortes e preços de mercado.

Registre tudo que será necessário comprar ou alugar, todos os gastos necessários no início e quanto você pode investir. Outros pontos que devem ter atenção são os requisitos legais, cumprimento das normas de funcionamento e armazenamento da distribuidora.

A tecnologia é uma grande facilitadora para as distribuidoras. Um ótimo exemplo disso é o software de gestão ERP, que possibilita uma gestão completa e integrada, otimizando todos os setores da distribuidora.

 

2. Defina os tipos de produtos que você vai distribuir

Existe uma variedade de produtos que podem ser distribuídos. Faça a escolha analisando seu perfil, suas capacidades, desejos e seu mercado local. Pense sobre quais produtos estão dentro das suas possibilidades de negócios.

Algumas sugestões de ramos de distribuidoras que você pode pesquisar sobre:

  • Cosméticos;

  • Alimentos;

  • Materiais de construção;

  • Medicamentos;

  • Autopeças;

  • Embalagens.

3. Localidade

Para montar uma distribuidora de produtos, a região que ela será instalada deve ser definida.

Não existe uma regra de local ideal.

Geralmente distribuidoras grandes se instalam em locais afastados por conta da carga e descarga constante com veículos pesados.

Porém, dependendo do tipo da distribuidora, é necessário estar em regiões onde há um fluxo maior

de pessoas.

 

4. Investimento

O investimento pode variar conforme a localidade, porte da distribuidora e fornecedores.

Realize orçamentos que constem todos os gastos. Também considere o tempo que vai precisar de capital de giro, os detalhes da parte financeira da sua distribuidora e estabeleça metas claras para quando sua distribuidora entrar no mercado.

 

5. Infraestrutura eficaz

Para a distribuidora funcionar adequadamente, você vai precisar de uma boa estrutura de armazenamento. Será necessário armazenar o estoque nas condições estabelecidas pelo fabricante de cada produto.

Não é necessário ter a estrutura mais cara, mas ela deve ser funcional para armazenar os produtos.

Além disso, é importante ter uma boa estrutura de meios de transportes.

 

6. Legalização

Não comece um negócio sem estar dentro da lei.

Contrate um bom contador para registrar a sua empresa na junta comercial.

No geral, a parte burocrática para abrir um negócio envolve as seguintes documentações:

(Lembre-se que a documentação pode variar dependendo do seu estado)

  • Registro na junta comercial

  • Registro na Secretaria da Fazenda (SEFAZ) estadual

  • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) na Receita Federal

  • Registro no conselho regional de administração

  • Inscrição junto a prefeitura municipal para a obtenção de alvará

  • Observar as regras de proteção ao consumidor, estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC)

  • Obtenção de alvará de funcionamento junto ao corpo de bombeiros

7. Fornecedores

Depois de planejar tudo, é necessário escolher os fornecedores.

Existem alguns critérios importantes para considerar nessa hora, confira:

  • Fornecedores experientes e com boas avaliações

Procure profissionais qualificados e com produtos de origem confiável para evitar transtornos.

  • Produtos

Busque produtos de qualidade e que apresentem diversidade para oferecer várias opções para seu cliente.

  • Custos

Leve em consideração o custo do frete e armazenamento

Quanto mais caro o frete, maior a tendência de armazenar o produto, então os custos dessa armazenagem devem ser levados em conta também.

Além desses custos, considere também o seguinte fator: O preço praticado pelo fornecedor tem muita influência, pois na hora de vender você deve chegar a um custo do produto que o consumidor esteja disposto a pagar e sua distribuidora ainda tenha lucro.

  • Leve em consideração a forma e a frequência de pagamento

Esse aspecto também é muito importante na escolha de um fornecedor.

 

8. Divulgue

Depois de todo o planejamento e organização para montar a sua distribuidora, chega a parte de marcar a data de abertura e começar a divulgação.

 

9. Acompanhamento de resultados

Após todos os passos anteriores serem feitos, é preciso manter a gestão da sua distribuidora em dia. É necessário ter as notas fiscais e a parte contábil organizadas e atualizadas, registrar a entrada e saídas de produtos e de dinheiro. É muito mais prático fazer essa gestão completa da sua distribuidora com o software de gestão ERP Online COMPACTA9. 

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