Como definir o mix de produtos ideal para sua distribuidora

Escolher o mix de produtos certo pode ser um dos grandes diferenciais para melhorar os resultados da sua distribuidora. Esse é um fator que deve receber muita atenção pois oferecer exatamente o que o público espera ajuda a atrair novos consumidores e fidelizar os clientes.

 

O que é mix de produtos?

Mix de produtos é o conceito usado para definir a variedade ofertada por uma empresa ao mercado. Em outras palavras, é a variedade de produtos que a empresa vende aos clientes.

O objetivo do mix de produtos é atender diferentes públicos ou diferentes necessidades de um mesmo público e dessa forma obter mais vendas.

 

Por que é importante definir um mix de produtos adequado?

Acertar na escolha do mix de produtos para sua distribuidora influencia muito no sucesso do negócio. Com a alta concorrência atual, ter um mix de produtos com o que o mercado precisa e nas quantidades necessárias é um diferencial.

Confira abaixo fatores que comprovam a importância de montar um mix de produtos ideal:

  •  Abrangência de atuação

A abrangência de atuação da distribuidora depende do mix de produtos. Por exemplo, se o setor atendido é o supermercado, a empresa pode oferecer somente produtos alimentícios. Porém, como o supermercado também possui outras áreas como utensílios domésticos e roupas, a distribuidora pode escolher trabalhar com mais produtos. Cabe a ela definir qual é o mix de produtos  ideal.

  • Atração do público

O tamanho do mix de produtos influencia na atração do público. O que isso quer dizer? Significa que trabalhar com um amplo mix de produtos faz com que a distribuidora atenda a um perfil de empresas com demandas diversificadas e no caso da escolha de um mix de produtos mais restrito, a distribuidora se especializa em determinado segmento. Sabendo disso, a empresa decide qual o modelo ideal para sua realidade.

  • Posicionamento no mercado

A escolha no mix de produtos define o posicionamento da distribuidora no mercado. Um exemplo disso pode ser visto na diferença entre vender produtos importados ou vender produtos nacionais de baixo custo. Em cada um dos casos é possível atender perfis diferentes de público, mesmo sendo do mesmo mercado.

  • Custos para a distribuidora

Quanto mais variado for o mix de produtos, mais custos são envolvidos na operação. Por esse motivo, é importante encontrar equilíbrio para que a empresa consiga ter bastante lucro. É importante ter em mente que gerenciar uma grande variedade de produtos exige um esforço técnico para lidar com diferentes perfis de clientes e fornecedores e com isso avaliar se o seu atacado distribuidor vai conseguir cumprir com esse trabalho de forma eficaz.

 

Como definir o mix de produtos ideal para sua distribuidora?

1. Conheça seus clientes

A primeira ação a ser feita para escolher o mix de produtos adequado para o seu negócio é estudar o seu público-alvo. Entenda suas “dores” e os produtos que podem solucionar esses problemas. Entender os gostos e os comportamentos de compra dos seus clientes também é essencial. Essa análise pode ser feita com os dados coletados nas compras dos seus clientes, feedbacks e até mesmo verificando os hábitos do público-alvo nas redes sociais para entendê-lo melhor.

Criar uma persona, isto é, um personagem semi-fictício que representa seu público com suas principais características, é uma ação interessante para entender com mais precisão a reação dele em relação aos seus produtos e ter uma ideia melhor dos produtos que farão mais sucesso para essa persona.

 

2. Preste atenção à sazonalidade

É essencial lembrar de datas comemorativas como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday e Natal. Por serem datas importantes, representam grandes possibilidades comerciais.

Fique atento sobre como você pode alterar o seu mix de produtos de forma temporária para essas datas. É uma ótima oportunidade de aumentar as vendas e conseguir novos clientes.

 

3. Analise a concorrência

Fazer a análise da concorrência é importante para compreender como está o seu próprio mercado e o seu público-alvo. Porém, isso não é feito para imitar a concorrência e sim para adaptar ideias que funcionaram e fazer melhorias, sempre mantendo a identidade e valores do seu negócio.

Certifique-se de definir corretamente quem são seus concorrentes, pois não necessariamente distribuidoras que vendem os mesmos produtos têm o mesmo público-alvo. Verifique quem são seus concorrentes diretos e indiretos, os produtos vendidos por eles, as razões pelas quais eles compram os produtos dos concorrentes. Dessa forma você terá um conhecimento ainda maior sobre o público-alvo e poderá aplicar mudanças eficazes.

 

4. Preste atenção no giro de estoque

Procure sempre saber quais itens têm mais saída e quais têm baixo giro (menos demanda), a fim de descobrir os motivos dos aumentos ou diminuições de vendas. Acompanhar o giro de estoque através de um sistema de gestão é a alternativa mais prática.

Avalie esses resultados periodicamente, para que seja possível ajustar as estratégias de vendas e a escolha de produtos conforme o comportamento dos consumidores.

 

5. Acompanhe o desempenho da distribuidora com um sistema de gestão

Acompanhar o andamento da sua distribuidora através de um software ERP traz muita agilidade e eficácia no dia a dia da distribuidora. Isso porque é possível fazer a gestão de vendas através do sistema, controlar o estoque e fazer a gestão dele por demanda de giro do estoque.

Com informações sempre atualizadas no sistema sobre o estoque da distribuidora, é possível tomar decisões mais estratégicas sobre o seu mix de produtos.

 

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