Se você está pesquisando por um modelo de feedback, é sinal de que sabe a importância do diálogo na construção da carreira de um profissional. Afinal, este é um instrumento valioso para alinhar expectativas e manter uma equipe produtiva e engajada.
Pensando nisso, para facilitar o seu dia a dia, trouxemos alguns modelos para implementação na prática do método. Veja, a seguir, o que você vai encontrar neste conteúdo:
- O que é feedback
- Quais são os tipos de feedback
- Modelo de Feedback – Colaborador
- Modelo de Feedback – Análise da Liderança
O que é feedback?
A palavra “feedback” é original do idioma inglês e pode ser traduzida como “retroalimentação”, que significa a resposta dada a uma ação ou postura como forma de avaliação. Tem o objetivo de levar o colaborador a compreender o seu comportamento e aprimorar o mesmo.
Quais os tipos de feedback?
Existem três tipos de feedback: positivo, construtivo e negativo. Todo líder, empresário e gestor precisa conhecê-los bem, pois todos são imprescindíveis para a formação de uma equipe de sucesso.
Sendo o feedback um dos instrumentos mais eficientes para dar um retorno e avaliar o desempenho de um profissional, é normal que faça parte da rotina empresarial — independentemente do seu porte ou segmento de atuação. Então, o que acha de conhecer melhor os três modelos citados?
Feedback positivo
O feedback positivo tem como objetivo:
- elogiar uma atitude ou comportamento que teve um impacto positivo e que gostaríamos que ele repetisse.
Feedback construtivo
O feedback construtivo tem como objetivo:
- compreende e explica o Contexto, o Comportamento, o Impacto e a Expectativa, de uma determinada situação. É realizado em um contexto de relação de segurança e confiança.
Feedback negativo
O feedback negativo:
- é somente comentários negativos, mas não informa os fatos de quando ocorreram, o impacto que surgiu, e o colaborador não entende o que deve ser aprimorado, nem quando e como deve ser feito.
Modelo de Feedback – Colaborador
Agora que você já sabe o que é feedback e entendeu um pouco mais sobre as possibilidades de aplicar essa técnica, chegou o momento de conferir um modelo de feedback de sucesso para o colaborador.
Nesse caso, é válido destacar que o tipo que mais traz impactos positivos é o feedback construtivo. Aliás, o formato foi sugerido por Craig Chappelow eCindy McCauley — do Center for Creative Leadership — no artigo da Harvard Business Review.
O feedback Construtivo
Veja, a seguir, como dar um feedback construtivo. Ou seja, capaz de mostrar ao receptor uma visão geral da situação e apresentar com clareza uma avaliação sobre o que foi satisfatório e o que ainda pode melhorar.
- Contexto
É imprescindível informar a situação que de fato originou o feedback. Além disso, você deve ser específico sobre o momento.
Exemplo: “Na entrega do ultimo projeto na terça-feira, com o time Y”.
- Comportamento
Precisamos explicitar o comportamento e o fato que originou a reação.
Exemplo: “Percebi que você continuava batendo na mesa e levantando a voz com o seu colega Y, ao explicar a ocorrência do atraso na entrega do projeto.”
- Impacto
É fundamental explicar o impacto gerado na reunião e no time. Ademais, deixar claro como isso afeta a imagem do colaborador e as consequências geradas.
Exemplo: “Essa situação me deixou muito desconfortável, pois trabalhamos por um bom ambiente de trabalho e que não é saudável construirmos esse tipo de relação aqui na empresa. Devido a situação não pudemos finalizar a apresentação da entrega do projeto e o cliente Z que ficou aguardando um dia a mais o retorno do projeto”.
- Expectativa
Por fim, é importante fechar a conversa trazendo possíveis saídas para a mesma situação no futuro. Desse modo, questione o seu colaborador o que ele teria feito solucionar a mesma situação e estimule-o a refletir sobre a situação e evitar que os problemas se repitam. Encerre o diálogo, apresentando uma boa solução para o futuro.
Exemplos: “Como você acredita ser possível resolver essa situação no futuro?”
“Gostaria de combinar contigo para que, de uma próxima vez, tente resolver situações semelhantes sem levantar o tom da sua voz. Desse modo, podemos resolver a situação de uma forma amigável, impactando em uma resposta mais rápida e adequada para todos. Podemos combinar dessa maneira?”.
Esse foi um exemplo da aplicação do modelo CCIE (Contexto — Comportamento — Impacto — Expectativa). Lembre-se de que a sua aplicação garante que a mensagem será bem transmitida.
Modelo de Feedback – Análise da Liderança
As lideranças de uma empresa também podem (e devem) ser avaliadas. Para isso, existe um modelo de feedback muito eficiente, composto por afirmações com respostas de 1 a 5, além de espaços para comentários por escrito.
Quer aprender, na prática, como aplicá-lo? Antes de começarmos, saiba que as perguntas abaixo podem ser adaptadas de acordo com a área que a liderança atua. Portanto, este é um modelo aberto, útil em vários contextos. Confira!
Importante: colete os feedbacks dos colaboradores de forma anônima
As pessoas podem não se sentir à vontade para apresentar um feedback sobre a liderança. Por isso, é interessante que as perguntas sejam respondidas de forma anônima.
Para garantir o anonimato, você pode utilizar a ferramenta gratuita do Google formulário. Desta forma, o colaborador se sente livre para expressar sua opinião sobre a gestão.
MODELO DE FEEDBACK PARA LIDERANÇA
Termômetro de liderança
Marque [1] para Não realiza e [5] Sempre realiza.
Meu gestor(a) comunica claramente os objetivos para o time.
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Meu gestor(a) busca métodos e ferramentas que contribuam para otimização do trabalho do time?
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Meu gestor(a) mantém o time unido e focado nos objetivos do mês.
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Meu gestor(a) me dá a autonomia que eu preciso para exercer meu trabalho (por exemplo, não microgerenciar tarefas que devem ser tratadas em outro nível)
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Meu gestor(a) me dá feedback assertivo regularmente
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Meu gestor(a) me propõe oportunidades desafiadoras para ajudar o desenvolvimento da minha carreira
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Um feedback de sucesso faz seu negócio crescer!
Gostou dos modelos de feedback apresentados? Conforme demonstrado, eles são úteis em diversas situações, estimulam o diálogo e ajudam a montar uma equipe engajada e mais produtiva. Por isso, aproveite a oportunidade e comece a colocá-los em prática em seu dia a dia!
Gostou das nossas dicas? Então, continue acompanhando nosso blog e veja como tomar decisões de maneira mais eficaz!