Atacado e Distribuidora: 10 Ferramentas de Marketing e Vendas

Neste blog você encontrará 10 ferramentas para decolar o marketing do seu atacado e distribuidora, e que vão te ajudar a  alavancar seus resultados nas vendas! 🚀

Sabemos que o mercado exige atenção na gestão e inovação da operação para se manter competitivo. Então, conheça as ferramentas que podem ser o diferencial que sua empresa precisa para crescer ainda mais:

1- Segmentação de Público -Atacado e Distribuidora 🎯

Antes de mais nada é hora de parar de atirar para todos os lados!

Use a segmentação para focar em grupos de clientes que realmente importam. Conhecer o perfil de quem compra é a chave para oferecer o que eles realmente desejam.

Mas afinal, como você pode realizar essa segmentação?
Além do profissional certo é igualmente importante utilizar a tecnologia como aliado buscando os dados em seu sistema ERP, CRM, em suas campanhas de vendas e pesquisas de pré e pós-venda.

Veja o que é importante você levantar para ter o seu segmento de público bem definido:

  • Segmento demográfico:

    são os critérios socioeconômicos, incluindo renda, escolaridade, profissão, gênero, estado civil, idade, entre outras variáveis.
    Assin como no caso de empresas que oferecem soluções B2B, é possível adaptar os critérios com base  no segmento e tempo de atuação, número de funcionários, faturamento, entre outros.

  • Segmento geográfico:

    avalia a localidade dos clientes podendo separar por bairro, região, cidade, estado, país, ou ainda CEP e DDD. Do mesmo modo esses dados são fundamentais para direcionar as campanhas e o trabalho comercial, fazendo aproveitamento de rotas e recursos.

  • Segmento comportamental:

    considera o padrão de consumo dos leads e clientes. Desse modo é possivél compreender o comportamento dos leads e clientes é essencial para que se possa implementar abordagens mais precisas, que destaquem o valor do seu produto ou serviço.

  • Segmento psicográfico:

    baseia-se em características não apenas a personalidade, as crenças e valores como também os posicionamentos e vivências. Dessa forma, o marketing pode se adaptar à linguagem utilizada pelo público alvo, estabelecendo uma conexão com os clientes e favorecendo a tomada de decisão de compra.

2- Utilize o Benchmarking 📈

Você não está sozinho nessa jornada.

Olhe para a concorrência, aprenda com os melhores, e aplique as melhores práticas no seu negócio.

O benchmarking é como ter um mapa do tesouro para o sucesso em suas mãos!
Primeiramente vamos conhecer os tipos de aplicação de benchmarking:

  • Benchmarking interno:

    é realizado para comparar desempenhos e práticas entre áreas ou unidades da mesma organização, em vista de nivelar a qualidade e desempenhos dos setores e replicar estratégias e rotinas de sucesso.
    Pode ser realizada através de pesquisas internas, levantamento do fluxo de processos, análise comparativa de resultados ou indicadores.

  • Benchmarking competitivo:

    essa prática vai levantar como seus concorrentes estão trabalhando, podendo ser realizada através de relatórios públicos, pesquisas onlines (rede social, fóruns, notícias, site) ou a aquisição do produto/serviço.

  • Benchmarking funcional:

    compara as práticas e o desempenho de uma organização com os de empresas do mesmo segmento, indústria ou linha de negócios. Esse tipo de comparação também exige um bom nível de planejamento, com foco em informações históricas, artigos técnicos, bibliografias e pesquisas científicas na parte analítica.

  • Benchmarking genérico:

    O tipo genérico envolve um processo de comparação amplo, permitindo a análise entre empresas do mesmo setor ou de setores distintos, com o intuito de descobrir novas oportunidades e perspectivas.

Para executar,  defina primeiro qual é o objetivo da análise e a metodologia adotada. Com isso poderá traçar um plano de ação para a captação dos dados.

3- Faça uma análise SWOT / FOFA – Distribuidora e Atacado🧐

Saber suas Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças é um passo importantíssimo para tomar decisões estratégicas. Conheça seu terreno, saiba onde você pode brilhar e que pontos precisa melhorar.

Exemplificar visualmente a análise SWOT/FOFA de acordo com a ação dos Fatores Internos e Externos e quais são categorizados como os aspectos Positivos e Negativos da empresa, produto ou serviço. Aumente suas vendas
Análise SWOT- Venda mais
  • Pontos fortes:

    são as características pelas quais sua empresa se destaca como: produtos, serviços, suporte técnico, conhecimento, tradição, experiência, localização e outros atributos que estão sob o seu controle – que você consegue, por exemplo, decidir se mantém ou não.

  • Pontos fracos:

    são pontos para melhoria. Aspectos internos que limitam seus resultados como: falta de organização, comunicação ineficiente, gestão fraca, falta de liderança, falha na produção ou na cadeia de distribuição, entre outros. Esses pontos enfraquecem sua empresa diante dos concorrentes.

  • Oportunidades:

    são situações ou movimentações mercadológicas que sua empresa pode aproveitar agora ou dentro de um planejamento. Podem ser novos recursos disponíveis, tendências emergentes, alteração na legislação nas quais você pode apostar ou quaisquer pontos fortes que você ainda não adotou em sua estratégia.
    Mesmo não sendo possível controlar as oportunidades, a sua empresa pode se preparar para usufruí-la.

  • Ameaças:

     serão quaisquer fatores que possam impactar negativamente sua empresa, desde  uma nova tecnologia, concorrente indireto, legislação e até mudanças climáticas ou uma pandemia. Você deve manter-se informado, e estar atento às notícias e à concorrência, para executar um plano de ação. Essas são medidas exencialis para todo modelo de negócio, atacado, distribuiodra entre outros, não deixe sua projessão de vendas ao acaso e fique atento ao mercado global. 

4- Pratique o Geomarketing 🗺️

Para implementar efetivamente essa estratégia, é essencial contar com um plano de ação sólido e ferramentas adequadas para o levantamento de dados importantes. Com o Geomarketing, é possível descobrir não apenas locais saturados, mas também identificar áreas com potencial para o crescimento do seu produto. Além disso, você pode explorar demandas de consumo ainda inexploradas e mitigar riscos de mercado.

Ao incorporar o Geomarketing, você não apenas fortalece o suporte para o seu Planejamento Estratégico, mas também aprimora o Plano de Expansão de Vendas. Dessa forma, essa estratégia não só otimiza a produtividade, mas também impulsiona a lucratividade do seu setor comercial. Afinal, o Geomarketing não é apenas uma ferramenta; é uma abordagem estratégica que transforma dados geográficos em vantagens competitivas significativas.

5- Crie um Programa de Fidelidade 🛍️

Clientes fiéis são valiosos e difíceis de encontrar. Um programa de fidelidade bem planejado, auxilia na retenção da carteira e manutenção do fluxo de compras de seus clientes. Afinal, quem não gosta de ser recompensado por sua lealdade?

6- Aumente o Controle de seu Estoque 📦

Evite surpresas desagradáveis com estoque esgotado, excesso de produtos ou estoques com pouco giro. Ter um controle inteligente do estoque ajuda você a manter a competitividade e o equilíbrio perfeito entre oferta e procura dos seus produtos.

Esqueça as diversas tabelas e automatize sua rotina de gestão.

7- Matriz de MPDV 🖥️

Mostre seus produtos de forma visualmente atraente e organizada. A Matriz de Merchandising de Ponto de Venda (MPDV) é um aliado extremamente poderoso para chamar a atenção do cliente.

Não basta apenas que seu produto seja bom e bonito, ele precisa ser mostrado de uma maneira estratégica para chamar atenção de seu público, seja em ambiente físico ou digital.

8- Calendário Promocional – Vendendo o ano todo 🗓️

Aqui vai uma dica de milhões para sua Distribuidora ou Atacado!

Programe suas promoções de maneira estratégica. Dessa forma, você pode criar campanhas para datas específicas, como Páscoa, Dia das Mães, Black Friday e outras.

Isso não só atrai clientes, mas também mantém seu negócio dinâmico e a gestão atenta ao mercado e seus movimentos. Até porque existem muitas datas comemorativas né? Bora organizar isso aí!

Existem vários sites que reunem as datas comemorativas, aproveite para realizar um planejamento de vendas antecipado.

9- Um APP de Força de Vendas 📱

Leve suas vendas para o próximo nível com um aplicativo para sua equipe comercial.

Facilitando a vida de seus representantes e vendedores externos, bem como acelere o processo o seu de vendas.

Um bom aplicativo estará integrado ao seu ERP, equipando o time de vendas com sugestões de oferta, histórico dos clientes, estoque real e pedidos on-line. De qualquer lugar, pelo celular ou tablet.

10- Integração com Marketplaces – Impacte suas vendas🌐

Amplie sua presença online!

Vender em marketplaces populares é como abrir um novo universo de oportunidades para sua distribuidora e atacado. Não fique restrito ao offline, sua empresa tem potencial para muito mais!

Claro que para utilizar esses novos canais, você precisará de planejamento adequado e de ferramentas eficientes de gestão e operação.

E aí, gostou das nossas dicas? Esperamos que sim!

Você também pode gostar de ler: Não perca nenhum venda: Descubra como vender sem estoque

Super Dica Bônus!

Enfim para eliminar planilhas, controles manuais e automatizar seus processos operacionais, você pode contar com o C9 DIGITAL . Um ERP Completo, Integrado e Fácil de usar!

Afinal confira algumas das vantagens de usar o C9 Digital na Gestão da sua Distribuidora e Atacado:

  • Controle de estoque inteligente, evitando a falta de mercadoria e gastos desnecessários.
  • Força de Vendas integrada com gestão completa de pedidos e produtos em tempo real.
  • Múltiplas tabelas de preço e formas de comissionamento em vendas.
  • CRM totalmente integrado.
  • Gestão Financeira completa, com DRE, Fluxo de Caixa e Ponto de Equilíbrio.
  • Integração com mais de 50 Marketplaces, para você vender mais e melhor.
  • Gerenciamento de Compras e rotinas de importação.
  • E você conta com suporte eficiente e implantação rápida do sistema.

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Junte-se à revolução digital e prepare-se para crescer.  Vamos lá, rumo ao sucesso! 🚀💼📈

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