Guia Prático: Planejamento Estratégico 2024

E aí empreendedor, o final do ano já chegou, porém ainda dá tempo de realizar o seu planejamento estratégico!

Você já se perguntou como transformar grandes ideias em ações concretas para o próximo ano? Se a resposta é sim, você está no lugar certo!

Neste blog, vamos desbravar juntos o universo do Planejamento Estratégico e desvendar como fazer, implantar e gerenciar um plano que vai levar sua organização ao sucesso em 2024. Embarque nessa jornada de metas, ações e sucesso sustentável! Vem com a gente e prepare-se para turbinar o seu planejamento estratégico como nunca antes!

 

O que é o Planejamento Estratégico?

O planejamento estratégico é um processo de gestão que envolve a definição de metas e ações para orientar uma organização em direção aos seus objetivos a longo prazo, considerando o ambiente interno e externo, e adaptando-se às mudanças para garantir o sucesso sustentável.

 

Por que é tão importante fazer o Planejamento Estratégico?

Realizar o planejamento estratégico oferece diversos benefícios valiosos como:

  • Orientação Clara: Estabelece uma visão nítida dos objetivos de longo prazo, fornecendo uma bússola para as atividades da organização.
  • Alocação Eficiente de Recursos: Facilita a distribuição eficaz de recursos, evitando desperdícios e otimizando o desempenho organizacional.
  • Adaptação à Mudanças: Capacita a organização a se adaptar de forma ágil às mudanças no ambiente, mantendo-se relevante e competitiva.
  • Tomada de Decisões Informada: Fornece uma base sólida para decisões estratégicas, baseadas em metas claras e informações pertinentes.
  • Engajamento da Equipe: Promove o envolvimento e alinhamento da equipe, proporcionando um propósito comum e metas tangíveis.

 

Como fazer meu Planejamento Estratégico 2024?

Vamos criar aqui um “Funil do Planejamento Estratégico” onde cada etapa produz um resultado para avançar às etapas seguintes.

1 Produção do Planejamento Estratégico:

Iniciamos com o envolvimento das lideranças e pessoas relevantes na operação, através de encontros colaborativos agendados, para a produção de materiais que servirão de base para o planejamento.

1.1 Materiais de base para o Planejamento:

Definição ou revisão da Visão, Missão e Valores.

  • Visão: Descreve o futuro desejado (o que queremos nos tornar).
  • Missão: Define o propósito fundamental (o que e como fazemos).
  • Valores: Estabelece os princípios fundamentais que guiam o comportamento e as decisões (nosso DNA).

Perfil da estrutura atual e posicionamento de mercado

  • Levantamento da infraestrutura, recursos humanos, financeiros e tecnológicos, portfólio e carteira de clientes.
  • Análise do posicionamento da empresa e de seus produtos (ou serviços) em relação ao segmento e público-alvo.

 

1.2 Definição dos Objetivos:

Com base nessa análise, estabeleça Objetivos SMART, garantindo que sejam claros, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.

Os objetivos devem expressar um desejo ou anseio da organização, tendo a Visão da empresa como um norte. Exemplo: “Estar entre as 50 maiores empresas do segmento até…” ou “Construir a sede própria em Curitiba até…”.

Para fins de organização, você pode dividir os Objetivos por área e atribuir um código ou numeração. Exemplo: Objetivo Financeiro 01 = OF01.

 

1.3 Definição das Metas:

A partir da definição dos objetivos, devem ser discutidas as metas que suportarão cada um dos objetivos estabelecidos. As metas são essencialmente mensuráveis, então devem seguir rigidamente o método SMART. É possível ter mais de uma meta sustentando um único objetivo. A nomenclatura da meta deve seguir o objetivo ao qual ela se refere.

Veja um exemplo: OC01 (Objetivo Comercial 01) Estar entre as 50 maiores empresas do segmento até 31.12.24 MC01-01 (Uma das metas comerciais que suportarão o OC01) Aumentar o faturamento geral bruto em 12% até 31/12/24.

 

1.4 Definição das Estratégias e Ações:

Em seguida, é a vez de planejar as atividades e ações que serão realizadas para tornar cada uma das metas descritas possível. Na descrição de ações e atividades, é importante o envolvimento da equipe operacional que participa de cada estratégia. Afinal, eles conhecem os detalhes dessa rotina. Uma ótima dica é usar o método 5W2H, onde:

Os 5W:
What (o que será feito?)
Why (por que será feito?)
Where (onde será feito?)
When (quando será feito?)
Who (por quem será feito?)

Os 2H:
How (como será feito?)
How much (quanto vai custar?)

Obtendo essas respostas para cada Atividade, você terá uma tabela que vai ajudar a tornar a execução das Ações muito mais clara e efetiva. É possível ter mais de uma Ação para suportar uma Atividade.

Veja um exemplo:
AT01/C01 (Atividade 01 que suporta a Meta 01) – Aumentar o tráfego no site em 20% A01/01 – Revisar o SEO do site até 28/01/23 A02/01 – Criar campanha Google ADS até 05/02/23

Ao final teremos algo assim:
Ações realizadas concluem estratégias;
Estratégias concluídas atingem metas;
Metas atingidas realizam objetivos;
e objetivos realizados, transformam a Visão, Missão e Valores em realidade!

 

2 Implantação do Planejamento Estratégico:

A implementação do planejamento estratégico é um processo contínuo que exige flexibilidade e disciplina. É preciso criar uma “cultura de conquistas” e o envolvimento real de todos os colaboradores implicará em uma experiência mais produtiva e realizadora.

Confira algumas ações importantes na implantação:

  • Garanta que toda a equipe esteja ciente do planejamento estratégico. Divulgue com ênfase internamente as linhas mestras do seu Planejamento.
  • Crie uma cultura corporativa baseada em um ambiente saudável de busca pelos resultados, metas e objetivos estabelecidos.
  • Realize reuniões e sessões de treinamento com as lideranças para explicar as metas, objetivos e a visão geral do plano, bem como suas responsabilidades.
  • Promova reuniões de equipe e destaque a importância de cada membro da equipe no sucesso da implantação; e esclareça como ações, atividades e metas individuais estão alinhadas com os objetivos estratégicos.
  • Monte um calendário de reuniões de acompanhamento e estruture os indicadores de desempenho (KPIs) relevantes para avaliar o sucesso e identificar eventuais desvios do planejamento.
  • Crie canais de comunicação para que os colaboradores possam fornecer feedback contínuo, identificar obstáculos e sugerir melhorias no processo.
  • Proporcione treinamento e recursos necessários para que a equipe possa cumprir suas responsabilidades de acordo com o plano estratégico.

 

Como garantir o sucesso do Planejamento Estratégico 2024?

pensando em como fazer o planejamento estratégico ter sucesso

 

Monitoramento e Controle:

O acompanhamento constante é fundamental para sustentar uma cultura realizadora e garantir o sucesso do Planejamento Estratégico a longo prazo. Para isso:

  • Crie uma rotina de entrega periódica dos indicadores (KPIs) de cada área.
  • Cumpra o calendário de reuniões de avaliação com as lideranças e certifique-se que realizem o mesmo com suas equipes.
  • Implante um plano orçamentário para melhorar a qualidade de sua gestão e facilitar o alinhamento com o planejamento estratégico.
  • Implante um sistema de gestão que automatize o máximo possível a entrada e saída das informações de sua empresa.
  • Fique atento às mudanças de cenários internos e externos.

 

Avaliação e Desenvolvimento:

  • Identifique lições aprendidas durante a implementação e ajuste o planejamento estratégico conforme necessário.
  • Aproveite a implantação do Planejamento Estratégico para avaliar necessidades de treinamento e aperfeiçoamento da equipe.
  • Revise periodicamente os indicadores-chave de desempenho (KPIs). Altere ou inclua novos indicadores se for necessário.
  • Esteja preparado para ajustar estratégias conforme necessário. O Planejamento não é algo estático.

Ao seguir essas etapas de forma sistemática e adaptativa, as organizações podem desenvolver planos estratégicos robustos e orientados para o sucesso a longo prazo.

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