Avalie o desempenho de vendas da sua distribuidora com esses indicadores

Para medir a saúde financeira da sua distribuidora e verificar como está o alcance das metas estabelecidas, temos os indicadores de vendas.

Por meio deles é possível medir o desempenho da equipe de vendas e assim auxiliar no desenvolvimento dos funcionários e estabelecer as metas a serem alcançadas para o crescimento da distribuidora.

Com esses indicadores, o gestor consegue definir ações, mudanças e inovações necessárias para alavancar as vendas na distribuidora.

Confira 6 indicadores de vendas essenciais para sua distribuidora:

1 – Quantidade de leads

Os leads são potenciais clientes, que de início dão poucas informações para a empresa que faz as ações de marketing. O funil de vendas é importante nesse aspecto, pois mostra quais são as fases mais eficazes para alcançar o público-alvo.

Os números de leads são indicadores de vendas que apresentam os resultados das campanhas de marketing feitas pela sua distribuidora.

2 – Taxa de conversão

A taxa de conversão mostra se a proporção entre usuários que acessam o site da sua empresa e aqueles que realmente convertem a partir das estratégias de marketing é eficiente.

Para medir essa taxa, divida o número de conversões pelo número de visitas e multiplique por 100, chegando a uma porcentagem.

Para aumentar a taxa de conversão, foque no usuário, compreenda suas dores, necessidades e expectativas. Chame atenção desse lead com CTAs (Call to Action – Chamadas para ação) atrativos.

3 – Custo de Aquisição de cliente (CAC)

O CAC é o custo que a empresa teve para transformar leads em novos clientes.

Para medir o CAC, some os custos de venda e marketing da sua distribuidora e divida pelo número de clientes conquistados.

Quanto menor o resultado, menor o custo apresentado e maior será o número de clientes conquistados

 

4  – Quantidade de leads qualificados

Os leads qualificados são os possíveis clientes que a empresa possui mais informações, assim podendo classificá-los como potenciais clientes ou não.

O número de leads qualificados auxilia na conversão gerada em negócios a serem fechados, pelo fato desse público apresentar maior interesse no que a sua distribuidora oferece.

5 – Giro de Estoque

O giro de estoque é a porcentagem referente aos produtos que foram vendidos em um determinado período em relação aos produtos que estavam em estoque.

Esse cálculo é feito da seguinte forma: divida o número de vendas pela quantidade total de produtos no estoque e multiplique por 100.

Com esse indicador você mede os índices de oferta e procura e mantém o estoque na medida certa baseando-se nas suas vendas.

 

6 – Ciclo de vendas

Trata-se da duração média da venda de um produto. É medido o tempo de cada etapa da venda até a conquista de um novo cliente.

 

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