Esse artigo é para você que:
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Está pensando em abrir uma distribuidora de produtos como negócio principal;
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Está pensando em abrir uma distribuidora para trabalhar com logística (não necessariamente produzir seus próprios produtos)
Confira a seguir os passos fundamentais que você precisa tomar para abrir sua distribuidora:
1. Análise do mercado e planejamento
É essencial que você realize muito planejamento para abrir uma distribuidora. Conheça o seu mercado, juntamente com suas vantagens e desafios.
Aproveite para realizar um estudo sobre a concorrência, verificando quem são seus fornecedores, quais são seus produtos, seus pontos fracos e fortes e preços de mercado.
Registre tudo que será necessário comprar ou alugar, todos os gastos necessários no início e quanto você pode investir. Outros pontos que devem ter atenção são os requisitos legais, cumprimento das normas de funcionamento e armazenamento da distribuidora.
A tecnologia é uma grande facilitadora para as distribuidoras. Um ótimo exemplo disso é o software de gestão ERP, que possibilita uma gestão completa e integrada, otimizando todos os setores da distribuidora.
2. Defina os tipos de produtos que você vai distribuir
Existe uma variedade de produtos que podem ser distribuídos. Faça a escolha analisando seu perfil, suas capacidades, desejos e seu mercado local. Pense sobre quais produtos estão dentro das suas possibilidades de negócios.
Algumas sugestões de ramos de distribuidoras que você pode pesquisar sobre:
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Cosméticos;
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Alimentos;
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Materiais de construção;
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Medicamentos;
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Autopeças;
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Embalagens.
3. Localidade
Para montar uma distribuidora de produtos, a região que ela será instalada deve ser definida.
Não existe uma regra de local ideal.
Geralmente distribuidoras grandes se instalam em locais afastados por conta da carga e descarga constante com veículos pesados.
Porém, dependendo do tipo da distribuidora, é necessário estar em regiões onde há um fluxo maior
de pessoas.
4. Investimento
O investimento pode variar conforme a localidade, porte da distribuidora e fornecedores.
Realize orçamentos que constem todos os gastos. Também considere o tempo que vai precisar de capital de giro, os detalhes da parte financeira da sua distribuidora e estabeleça metas claras para quando sua distribuidora entrar no mercado.
5. Infraestrutura eficaz
Para a distribuidora funcionar adequadamente, você vai precisar de uma boa estrutura de armazenamento. Será necessário armazenar o estoque nas condições estabelecidas pelo fabricante de cada produto.
Não é necessário ter a estrutura mais cara, mas ela deve ser funcional para armazenar os produtos.
Além disso, é importante ter uma boa estrutura de meios de transportes.
6. Legalização
Não comece um negócio sem estar dentro da lei.
Contrate um bom contador para registrar a sua empresa na junta comercial.
No geral, a parte burocrática para abrir um negócio envolve as seguintes documentações:
(Lembre-se que a documentação pode variar dependendo do seu estado)
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Registro na junta comercial
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Registro na Secretaria da Fazenda (SEFAZ) estadual
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Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) na Receita Federal
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Registro no conselho regional de administração
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Inscrição junto a prefeitura municipal para a obtenção de alvará
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Observar as regras de proteção ao consumidor, estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC)
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Obtenção de alvará de funcionamento junto ao corpo de bombeiros
7. Fornecedores
Depois de planejar tudo, é necessário escolher os fornecedores.
Existem alguns critérios importantes para considerar nessa hora, confira:
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Fornecedores experientes e com boas avaliações
Procure profissionais qualificados e com produtos de origem confiável para evitar transtornos.
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Produtos
Busque produtos de qualidade e que apresentem diversidade para oferecer várias opções para seu cliente.
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Custos
Leve em consideração o custo do frete e armazenamento
Quanto mais caro o frete, maior a tendência de armazenar o produto, então os custos dessa armazenagem devem ser levados em conta também.
Além desses custos, considere também o seguinte fator: O preço praticado pelo fornecedor tem muita influência, pois na hora de vender você deve chegar a um custo do produto que o consumidor esteja disposto a pagar e sua distribuidora ainda tenha lucro.
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Leve em consideração a forma e a frequência de pagamento
Esse aspecto também é muito importante na escolha de um fornecedor.
8. Divulgue
Depois de todo o planejamento e organização para montar a sua distribuidora, chega a parte de marcar a data de abertura e começar a divulgação.
9. Acompanhamento de resultados
Após todos os passos anteriores serem feitos, é preciso manter a gestão da sua distribuidora em dia. É necessário ter as notas fiscais e a parte contábil organizadas e atualizadas, registrar a entrada e saídas de produtos e de dinheiro. É muito mais prático fazer essa gestão completa da sua distribuidora com o software de gestão ERP Online COMPACTA9.
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