Tomar decisões de negócios em meio às incertezas e riscos é perigoso. Assim, a previsão de demanda é a base para decisões estratégicas e de planejamento em uma cadeia de suprimentos.
Acompanhe esse artigo e entenda o que é previsão de demanda futura, a importância para o distribuidor e como realizar essa tarefa.
O que é previsão de demanda?
A previsão da demanda, também conhecida como estimativa de demanda, trata-se de uma projeção, ou seja, uma antecipação da demanda tendo vários fatores como base, como mercado financeiro e econômico por exemplo.
É uma espécie de prognóstico no qual é possível prever a quantidade de vendas de produtos ou serviços que uma empresa poderá realizar em determinado período de tempo.
O objetivo da estimativa de demanda é identificar as reais demandas da distribuidora para que o gestor possa tomar decisões precisas sobre preços, potencial de mercado e até mesmo a possibilidade de expansão.
Como a previsão de demanda ajuda sua distribuidora
Realizar a previsão de demanda futura é fundamental pois ao captar esses dados a distribuidora prevê a demanda de clientes por produtos e implementa um melhor planejamento para melhor eficiência da cadeia de suprimentos.
A estimativa de demanda ajuda a distribuidora em vários aspectos, entre eles:
- Formular estratégias de preço;
- Realizar a gestão de estoque;
- Realizar previsões financeiras;
- Planejar o orçamento da produção;
- Fazer o orçamento de matéria-prima;
- Planejar atividades de marketing;
- Ter o estoque na medida certa, sem falta ou excesso
Como fazer a previsão de demanda em 5 passos
1º passo: Estabeleça um objetivo
Ter objetivos claros é essencial para análise, sendo para longo, médio ou curto prazo, com base no segmento de mercado da distribuidora. Esse deve ser o primeiro passo, pois o objetivo da demanda direcionará toda a pesquisa.
2º passo: Determine o horizonte temporal
De acordo com os objetivos estabelecidos anteriormente, o próximo passo é definir a duração do tempo para qual a demanda será prevista.
3º passo: Defina o modelo de previsão
Com o objetivo e o horizonte temporal definidos, é preciso escolher o modelo de previsão.
Existem métodos baseados em pesquisas e em estatísticas. O profissional responsável pela previsão de demanda é quem vai definir a metodologia ideal conforme os objetivos estabelecidos.
4º passo: Colete os dados
Com o método de previsão escolhido, colete os dados necessários.
5º Estime e interprete os resultados
Quando os dados necessários forem coletados e o método de previsão de demanda finalizado, o último passo é fazer a estimativa de demanda conforme o horizonte temporal estabelecido. Os profissionais do financeiro oferecem uma análise essencial na interpretação dos dados, pois relacionam os resultados baseados em métodos estatísticos de pesquisa ou estatísticos com dados econômico-financeiros.
Lembrando que esses passos não são uma receita de bolo a ser seguida, vários fatores devem ser analisados como finanças, estoque, orçamento e fatores externos que possam influenciar o negócio.
Previsão de demanda e o ERP
A previsão de demanda fornece informações valiosas a respeito do segmento de atuação das distribuidoras, além de mercados alvos, podendo dar aos gestores uma prévia do que acontecerá no futuro.
O sistema ERP é um ótimo aliado na previsão de demanda pois automatiza os processos e otimiza as operações, trazendo mais eficiência e praticidade. Um exemplo disso é o fato que o ERP indica o momento certo para realizar os pedidos e a medida certa do estoque.
O ERP COMPACTA9 Digital pode facilitar a previsão de demanda da sua distribuidora, além de proporcionar a gestão de todos os setores integrados, otimizando o funcionamento e alavancando o desempenho da sua distribuidora.
—–/—–
Com o ERP 100% on-line Compacta9 você vai gerenciar sua empresa de qualquer lugar.
Sua gestão mais simples, mais integrada e mais digital.
Gerenciando seus negócios com inteligência e inovação.
Sistema de gestão empresarial 100% on-line.
>>CLIQUE AQUI E SAIBA COMO ALAVANCAR SUA EMPRESA.<<