Definir as regras de comissão para vendedores pode parecer um “grande desafio”. Mas, a verdade é que você precisa ter a ferramenta certa em mãos! O Compacta9 é seu aliado e pode tornar tudo mais rápido e simples!
Se você está tentando criar um método eficiente e justo, deve ter se deparado com muitas regras e metodologias. Além disso, muitas vezes, é preciso acompanhar, calcular e fechar esses valores, o que se transforma em um processo muito trabalhoso. Mas, e se eu dissesse que é possível criar regras de comissão de Vendedores em poucos cliques e que o sistema faria todo o restante, você acreditaria?
Vamos conhecer as principais metodologias empregadas no mercado para remuneração de equipes de Vendas e algumas funcionalidades que a informatização oferece aos gestores de Distribuidoras, Atacados e Comércio em geral.
Vamos lá!
Passo a passo para criar uma regra de comissão para vendedores com o Compacta9
A comissão para vendedores é uma excelente maneira de premiar os bons funcionários e mantê-los motivados. Acontece que estabelecer uma regra justa e eficiente nem sempre é simples, não é mesmo?
Pensando nisso, preparamos um passo a passo que demonstra como o Compacta9 simplifica a sua vida. Acompanhe!
Passo 1: Defina a forma de comissão
O primeiro passo é definir a forma de cálculo da comissão de maior aderência ao seu negócio. Conheça as mais populares:
- Tabela de Preços Escalonada: Nessa metodologia, a comissão sobre vendas varia de acordo com o valor da venda. E ela poderá também variar considerando os descontos concedidos no produto ou grupo de produtos.
- Hierarquicamente por Tabela de Preço: Nessa metodologia são criadas diversas tabelas de preço considerando para fins de comissionamento o Produto, o Grupo do Produto e o Vendedor.
- Prazo: Aqui a comissão de vendedores pode variar de acordo com o prazo de pagamento. Ex: 5% para a vista e 3% para a prazo.
Dessa forma incentiva que os vendedores deem preferência por a vista ou prazos menores de pagamento.
Passo 2: Defina o início e o fechamento da comissão para vendedores
Após a metodologia, você precisará definir o período em que as vendas serão consideradas para fins de comissionamento. Com data de início e término. Normalmente as empresas consideram o primeiro e o último dia útil do mês anterior.
Passo 3: Defina quando e como o valor será pago
Agora é a hora de definir quando a Comissão será paga, podendo ser:
- Valor total da venda: é gerado a comissão no faturamento do pedido
- Valor da parcelas: o pagamento da comissão é programado junto com as parcelas, e escolha ainda se deseja pagar a comissão no quitamento da parcela ou somente no vencimento da parcela.
Pronto! Muito fácil, não é mesmo? Agora é só usufruir da automatização, e acompanhar as vendas.
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