Organizar o estoque é importante para ter agilidade no atendimento, tomar decisões estratégicas, garantir vendas e evitar desperdícios.
Confira passo a passo como realizar esse processo tão importante:
1: Faça um inventário
Primeiro, você precisa listar todos os produtos já existentes na sua empresa, criando um inventário.
Este inventário deverá ser atualizado sempre que houver movimentação no seu estoque.
2: Estabeleça a forma de acompanhamento
Você precisará definir a forma de controlar o seu estoque e a periodicidade.
Este processo pode ser dividido em:
- Permanente: é um acompanhamento real, que prevê a reposição sempre que determinado produto ou mercadoria atingir o limite mínimo em estoque.
- Periódico: é um acompanhamento periódico a fim de manter o balanço patrimonial e evitar que algum produto falte.
Você também pode escolher ver o seu volume de estoque por duas maneiras: quantidade física, ou seja, quantidade de cada produto; ou valor monetário, que representa o valor financeiro de investimento para a produção daquele produto.
Para o cálculo para volume, você pode optar entre as seguintes definições:
- Mínimo: garante um volume mínimo para atendimento da demanda, e pode considerar uma margem de segurança, para que quando finalizar o estoque mínimo, a margem de segurança dê conta até a reposição.
- Renovação periódica: essa forma de controle garante o atendimento da demanda por um período determinado, renovando-se a cada período.
- Pontual: esse controle de estoque atende uma necessidade específica e pontual, como um estoque de produtos para participação em uma feira, por exemplo.
3: Defina uma margem de segurança
Você pode ter uma excelente gestão e um controle rígido, mas mesmo assim é normal que aconteçam perdas, principalmente se você trabalha com produtos perecíveis.
Por isso, é necessário definir um percentual aceitável de perda, e calcular esse percentual como margem de segurança, somando ao volume mínimo definido para cada produto.
4: Calcule os custos para o armazenamento
O armazenamento de mercadorias envolve custos, seja com a equipe que fará a gestão do estoque, seja com sistema, equipamentos para movimentação ou até mesmo locação e custos fixos com a área física.
Ter esses custos definidos e incluídos no seu controle financeiro é importante para que você visualize com clareza todas as despesas de determinado produto, desde a matéria-prima até o armazenamento antes da venda.
5: Libere espaço
Agora que você já tem seu inventário e já sabe o custo de armazenamento, é preciso levantar aqueles produtos que estão parados há muito tempo, pois eles já estão sendo prejuízo.
Faça uma ação comercial para movimentar seu estoque, oferecendo descontos e promoções, buscando uma venda casada que aumente seu ticket médio e ajude a organizar seu estoque.
6: Deixe seu armazenamento padronizado
Criar um padrão de nomenclaturas, descrição e lógica de armazenamento é importante para que todos da equipe encontrem com facilidade o produto que buscam.
Identifique corredores, prateleiras ou caixas, padronize etiquetas e crie regras e formatos para a entrada e saída dos produtos de seu estoque.
7: Cuidado com a logística
Ter uma metodologia clara de organização e localização dos produtos é fundamental, mas uma coisa que não pode ser deixada de lado é ter uma movimentação e logística cuidadosa, pois é igualmente importante.
Isso porque você pode acabar enfrentar problemas, como erros na separação, embalagem, ou até mesmo quebra de produtos, criando conflitos com o seu cliente.
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