O que é o giro de estoque?
Algumas distribuidoras têm um desequilíbrio entre as compras e vendas e esse desequilíbrio leva a um problema de gestão de estoques.
Se comprarmos pouco, corre-se o risco de não ter o produto a disposição do cliente.
Se comprarmos muito e as vendas estiverem muito baixas, haverá uma superlotação nos estoques que poderão causar perdas por mercadorias vencidas e capital de giro parado, resultando em aumento de custo fixo.
O giro de estoque entra como uma ferramenta para ajudar na solução deste problema, sendo uma verificação do desempenho dos estoques dentro da empresa.
A informação do giro vai mostrar a qualidade dos produtos armazenados e a quantidade vendida no decorrer do tempo.
Ele vai mostrar quantas vezes por ano o estoque de um produto gira e o tempo médio que as mercadorias ficam paradas na prateleira.
Cálculo do giro de estoque
O cálculo do giro de estoque é simples e envolve algumas variáveis que precisam ser conhecidas.
A fórmula usada é a seguinte:
GIRO DE ESTOQUE = TOTAL DE VENDAS / VOLUME MÉDIO DE ESTOQUE
Imagine que uma empresa tenha 400 jaquetas no seu estoque, em média.
Se a empresa vender ao longo de um ano 4000 jaquetas, o giro de estoque será de 10 giros por ano:
GIRO DE ESTOQUE = 4000 / 400 = 10
Com poucos produtos este cálculo é mais simples de ser feito.
Quando a diversidade de produtos é muito grande, pode-se calcular o giro a partir do valor médio do estoque.
Usa-se o valor médio dos estoques e os valores das vendas. Tanto um quanto o outro deve ser calculado pelo preço de custo.
Exemplo:
Digamos que o estoque médio seja de R$ 20.000,00. E o volume de vendas anual seja de R$ 230.000,00. O número de giros anuais será de 11,5:
GIRO DE ESTOQUE = R$ 230.000,00 / R$ 20.000,00 = 11,5
Podemos dizer que o giro de estoque garante uma forma precisa de você saber a cada quanto tempo o estoque é renovado.
Como aumentar o giro de estoque? 5 dicas
Depois de entender como fazer o cálculo, é fundamental descobrir como aumentar o giro de estoque na sua distribuidora . Isso evita que os produtos “encalhem” na prateleira, mesmo que você sofra com prejuízos e desperdícios de pedidos. Desse modo, é possível aumentar as chances de sucesso e a renovação das ofertas para o mercado.
1. Considere seu público-alvo
É essencial entender quem é seu público e o que as pessoas desejam. Conheça quais são as preferências dos varejistas que compram na sua distribuidora e estude, até mesmo, o público deles.
Ao entender qual parcela de mercado você pretende atingir, é possível oferecer os produtos certos. Isso permite planejar melhor as compras e também garante maior saída, o que deixa o armazenamento mais dinâmico.
2. Estabeleça um mínimo de estoque
A saída para ampliar o giro não é ter um estoque médio muito pequeno, pois isso pode causar desabastecimento. Em vez disso, o ideal é determinar um estoque mínimo, com a cobertura ideal para demandas e exigências.
Acompanhe os valores de vendas e as tendências de mercado para entender quais serão os possíveis pedidos em cada período. Ao chegar ao valor definido como mínimo, já é viável realizar novas compras para que os clientes encontrem o que procuram.
3. Melhore as previsões de estoque
Fazer boas previsões de estoque é essencial para chegar ao valor mínimo necessário, longe dos exageros. Também é uma maneira de identificar os períodos mais propensos ao giro e de como explorar esses pontos da forma ideal.
Realize um bom gerenciamento de inventário e associe ele aos resultados das vendas. Utilize, ainda, dados de períodos anteriores para comparação, de modo a ter uma ideia de qual será a média de vendas. Quanto mais preciso você for, melhor tende a ser o giro a cada abastecimento. Lembrando que é muito mais ágil e seguro fazer o controle de estoque através de um sistema ERP.
4. Aproveite as datas comemorativas
Se quiser girar o estoque com maior facilidade, é fundamental aproveitar as principais datas comemorativas para conseguir vender mais e assim ter mais saída de estoque.
Escolha os produtos mais procurados para disponibilizar nesses períodos para aumentar a saída. Afinal, os varejistas vão querer ter tudo em ordem para faturar mais. Dessa forma, é possível aproveitar melhor as oportunidades e fazer com que o estoque se renove.
5. Use a tecnologia
Para dar conta do estoque e de seus giros, não é indicado fazer tudo manualmente. Para integrar os dados e automatizar os cálculos, o ideal é utilizar um sistema de gestão.
Com o apoio do software de gestão ERP, é muito mais fácil realizar o inventário de estoque, assim como acompanhar os dados da empresa e fazer projeções. Na prática, é uma ótima forma de aumentar o potencial do seu armazenamento.
Conhecer e ampliar o giro de estoque é fundamental para que sua distribuidora seja bem-sucedida. Sem o cálculo correto e frequente, a empresa sofre consequência como perdas de produtos e queda nos lucros.
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