Logística de distribuição: O que sua distribuidora precisa saber

O que é logística de distribuição?

Logística de distribuição é o conjunto de atividades que envolvem a gestão das mercadorias, desde o momento em que elas saem da fábrica, direto da linha de montagem, até a entrega ao cliente que as encomendou. Nesse caminho da fábrica ao depósito do cliente, ocorrem várias atividades relacionadas à estocagem, às vendas, ao transporte das mercadorias e à prestação de contas.

Qual a importância da logística de distribuição?

A logística de distribuição é importante para uma distribuidora, pois impacta diretamente na entrega das mercadorias, no aumento do faturamento e na qualidade do atendimento.

Diante do atual cenário econômico e da grande concorrência do mercado, saem na frente as distribuidoras que otimizam os seus recursos e oferecem um processo eficiente de logística de distribuição.

Sendo assim, a implantação de soluções tecnológicas para otimizar os processos, como, por exemplo, sistemas de gestão, é uma maneira eficaz de melhorar a logística de distribuição e alcançar os resultados esperados.

Quais são as etapas principais da logística de distribuição?

Como funciona a logística de distribuição na prática? Vamos ver quais são e qual importância das principais etapas logísticas de distribuição: gestão de transporte, checagem e expedição de mercadorias, controle de frete, análise de indicadores de desempenho e roteirização.

Gestão de transporte

Essa é uma das principais etapas da logística de distribuição. Gerir o transporte é decidir como determinada carga será transportada. Qual modal será utilizado? Aéreo, aquaviário, dutoviário, ferroviário ou rodoviário? Ou é melhor apostar no transporte multimodal? Se a opção por pelo modal rodoviário, será contratada uma empresa que se responsabilizará pela entrega ou será usada frota própria. Se for contratar uma empresa terceirizada, qual escolher? Quais os critérios devem ser observados para contratar o serviço?

Também é necessário planejar a rota a ser seguida pelo veículo que fará a entrega – seja ele da própria empresa ou de uma empresa terceirizada. A gestão de transporte é importante porque, a partir dela, é possível dar a o cliente uma data de entrega e calcular o valor do frete.

Checagem e expedição de mercadorias

Essa etapa consiste na conferência da mercadoria: quais tipos de mercadorias estão sendo transportadas? Qual quantidade? E o destino? A checagem garante que o cliente vai receber exatamente o que pediu, evitando reclamações ou devoluções. Imagine só o problema que um gestor tem para resolver quando cliente liga para reclamar que o caminhão chegou com uma mercadoria que ele não tinha pedido, ou que a mercadoria era insuficiente ou estava danificada ou que o validade já havia expirado!

Alguns equipamentos como leitores de código de barra podem tornar a conferência de mercadorias mais ágil e precisa.

Controle de frete

Perder dinheiro no frete é um perigo. Saber o quanto cobrar é essencial para a saúde financeira da empresa e para a fidelização dos clientes, que vão procurar outra transportadora se acharem que estão pagando um preço abusivo para receber uma mercadoria. Para evitar prejuízos e dores de cabeça é bom se cercar de informações confiáveis para negociar os valores do frete com o cliente.

Administrar o frete envolve atividades diversas, como conferir quais são os preços praticados no mercado, saber como é composto o valor do frete e manter atualizada a tabela com o preços.

Além disso, é importante fornecer ao cliente meios para acompanhar a entrega, para que ele sabia que o valor pago valeu a pena. Por meio das informações coletadas por dispositivos de rastreamento, o cliente pode saber se a mercadoria já saiu da garagem, quantas paradas o caminhão fez, se vai atrasar ou chegar na hora. A segurança de saber que a carga está acompanhada ajuda a justificar os valores cobrados.

Análise de indicadores de desempenho

Não basta tomar cuidado para gerir corretamente as entregas. É importante avaliar o que está dando certo e o que ainda está dando problema. Os Indicadores de Desempenho Logístico, conhecidos como KPIs, ajudam os gestores a conferir se tudo o que foi planejado está sendo cumprido e se as entregas estão sendo bem-sucedidas. É importante, por exemplo, se informar sobre o número de devoluções de mercadoria e as razões disso, assim como sobre eventuais atrasos nas entregas. A análise atenta serve tanto para identificar eventuais gargalos nos processos como para ajudar a pensar em soluções que tragam mais eficiência ao negócio.

Roteirização

Para que a entrega dê certo é importante saber para onde se está indo, correto? Mas não basta entregar ao motorista um endereço e desejar sorte para que ele segue lá no horário combinado. É fundamental planejar bem a rota que o caminhão vai seguir, ou seja, roteirizar. E, para isso, dá para contar com o apoio da tecnologia. Dispositivos como os GPS ajudam a encontrar melhores caminhos, a desviar de estradas congestionadas, e a prever com precisão quando será feita a entrega.

Ao planejar uma rota, é importante se atentar não apenas a distâncias, mas também à conservação e à segurança das estradas. A roteirização resulta em trajetos mais seguros e, se bem feita, pode garantir até economia com combustível e manutenção do caminhão. Sem falar que mostra profissionalismo ao cliente.

Tecnologia como grande aliada

Por meio da implantação de sistemas de gestão, diversos processos da logística de distribuição podem ser otimizados e tarefas que levariam tempo para serem realizadas e com custos maiores, podem ser feitas com mais agilidade e economia.

Logo, um sistema de gestão como um ERP, garante que todos os processos sejam automatizados e bem executados, isso desde a aquisição de mercadorias até o recebimento das receitas de vendas.

Com um software ERP é possível realizar a gestão dos processos por meio de um único sistema e em tempo real. Com ele é possível realizar o gerenciamento dos pedidos dos clientes, da frota de transportes, controlar a emissão de documentos de frete; os custos com pagamentos, prever a necessidade de reposição de estoque, possíveis falhas e fazer escolhas mais assertivas.

 

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