Margem de contribuição: o que é e como calcular

Margem de Contribuição é um indicador econômico-financeiro capaz de dizer exatamente se a receita de uma empresa é suficiente para pagar os custos e as despesas fixas e, ainda assim, lucrar. Trata-se de uma informação fundamental, até porque volume de vendas não é sinônimo de lucratividade.

Considerando isso, fazer o cálculo da margem de contribuição é uma das atitudes mais importantes para uma empresa, e precisa ser feito regularmente. Entretanto, embora seja bastante crucial e indispensável para a formação do preço de venda e a análise das condições financeiras de um negócio, a conta é bastante simples.

O que é margem de contribuição

Também conhecida como ganho brutoa margem de contribuição representa quanto o lucro da venda de cada produto contribuirá para a empresa cobrir todos os seus custos e despesas — chamados de custo de estrutura — e ainda gerar lucro. Com base nisso, você pode calcular a quantidade mínima de produtos que precisará vender para não sair no prejuízo.

Para encontrar este indicador, basta seguir a fórmula da margem de contribuição, que é o valor das vendas, menos o valor dos custos e despesas variáveis:

Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)

 

Contudo, saber como calcular a margem de contribuição de forma correta exige o conhecimento de alguns conceitos-base. O primeiro deles é a diferença entre custos e despesas. Basicamente, custos são todos os valores necessários para a manufatura e desenvolvimento do produto oferecido pela empresa. Já as despesas estão relacionadas aos gastos que não impactam diretamente no produto.

Além de conhecer esses dois conceitos, é necessário distinguir custos e despesas fixas e variáveis. Sem entender em detalhes o quê cada item significa, o cálculo pode ficar errado, prejudicando o resultado e fornecendo dados imprecisos.

 

  • Despesas fixas não dependem do volume de vendas e produção, sendo gastos estáveis e previsíveis.
  • Despesas variáveis oscilam de acordo com a produção e as vendas, criando a necessidade de um cálculo recorrente.

A importância da margem de contribuição

Conhecer a margem de contribuição que as vendas proporcionam é fundamental para o planejamento de qualquer empresa e é essencial para poder tomar as melhores decisões. Principalmente se considerarmos que ela pode ser fixada como meta no momento da definição do preço de venda dos produtos e serviços.

Se a margem de contribuição não é conhecida, você pode estar vendendo bastante e, mesmo assim, ter prejuízo. Isso porque é este número que garantirá a cobertura do custo fixo e da geração de lucro após a empresa ter atingido o ponto de equilíbrio, conhecido também como ponto crítico de vendas (break-even-point).

Com base na margem de contribuição, você pode planejar suas promoções, estipular as metas do time de vendas para saldar produtos específicos, ajustar o preço dos itens que tenham uma margem menor, entre outras decisões relacionadas à precificação.

Imagine, por exemplo, que ficou decidido aumentar o preço de determinado produto para melhorar a margem de lucro. Entretanto, ao calcular a margem de contribuição, verificou-se que ela não chegou ao mínimo desejado. Ou seja, a sua empresa até estava tendo mais receita com o aumento do preço, mas não o suficiente para garantir o lucro esperado.

Diante disso, fica fácil compreender como o conceito de margem de contribuição é fundamental para o acompanhamento das estratégias estabelecidas. Além daquelas que envolvem precificação, ela é essencial para auxiliar na melhoria dos resultados da empresa, especialmente no sentido de aumentar as vendas e reavaliar custos e despesas (o que envolve a troca de fornecedores, de matéria-prima e demais ações de cortes de gastos).

A margem de contribuição também pode ser acessada ao estipular as metas mensais de vendas para a equipe responsável por esta atividade, na hora de planejar ofertas ou reajustar os preços.

Sem dúvida nenhuma, acompanhar o resultado deste cálculo dará à sua empresa muito mais recursos para administrar as finanças com mais confiança e critério.

Então, incorpore o quanto antes o cálculo da margem de contribuição nas rotinas gerenciais da sua empresa! Aliado a outras técnicas de gestão, o seu negócio pode crescer com mais sustentabilidade e segurança.

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