Se você é dono ou trabalha em uma distribuidora, já ouviu falar dos termos posição de estoque e endereçamento de estoque, mas você sabe a diferença deles?
Acompanhe esse artigo e conheça o real significado desses dois termos e qual é a importância de cada um deles para a gestão da sua distribuidora.
Posição de estoque
A posição de estoque é um relatório que traz informações sobre a quantidade de estoque atual dos seus produtos e que, além disso, te dá sugestões de compra de acordo com a quantidade máxima e mínima de estoque de cada produto
Essa visualização é muito importante para entender as movimentações realizadas no seu estoque e prever a quantidade necessária em um determinado período do ano.
Endereçamento de estoque
O endereçamento de estoque estabelece sistemas de localização dividindo o armazém por local, blocos, ruas, colunas e níveis, com uma organização semelhante a de uma cidade.
Sem um bom esquema de localização, os produtos se acumulam e se misturam, os pedidos sofrem atrasos na separação, os operadores têm dificuldade de movimentação e podem ficar perdidos dentro do armazém.
Ou seja, o endereçamento de estoque tem grande influência na forma como os espaços de armazenagem são utilizados. Quando bem implementado, esse mapeamento agiliza a tarefa dos operadores, pois basta olhar o cadastro de um produto na tela do computador para localizá-lo no estoque.
Para uma gestão eficaz da logística da sua distribuidora, o endereçamento de estoque ajuda a:
- Aproveitar o espaço ao máximo;
- Utilizar de forma efetiva a mão de obra e os equipamentos;
- Acessar facilmente todos os itens;
- Movimentar os itens de maneira eficiente;
- Oferecer a máxima proteção dos itens;
- Armazenar com qualidade e eficiência.
—–/—–
Com o ERP 100% on-line Compacta9 você vai gerenciar sua empresa de qualquer lugar.
Sua gestão mais simples, mais integrada e mais digital.
Gerenciando seus negócios com inteligência e inovação.
Sistema de gestão empresarial 100% on-line.