Você já ouviu falar em cultura data driven?
A cultura data driven, traduzida como cultura orientada/guiada por dados, é a prática de colocar os dados no centro das decisões.
Para se tornar data driven, sua empresa precisa adequar as estruturas para que todas as ações sejam fundamentadas em informações.
Para que isso aconteça, é necessário estabelecer métodos eficientes de coleta e análise de dados e é aí que entram as tecnologias de ponta, como Big Data, Business Intelligence e Business Analytics.
Como implementar essa cultura na empresa?
1 – Investindo em tecnologia
É necessário investir em práticas de coleta e análise de dados com um sistema tecnológico que possibilite a captação de informações de modo automatizado, sistemático e organizado. São recomendados sistemas como ERP, CRM, EPM.
2 – Planejamento
Para colocar a cultura data driven em prática, é necessário fazer um planejamento e trabalhar com dados como base para decisões. Assim, definir objetivos, colocar prazos, especificar os dados e a forma de armazenamento são ações fundamentais.
3 – Mude a cultura organizacional do seu negócio
Esse passo é muito importante, pois os gestores devem abrir a mente para novas formas de gestão, para tomar decisões com base na análise de dados e não em opiniões.
4 – Transforme insights em decisões
É essencial transformar os dados sistematizados pelas ferramentas tecnológicas como Business Intelligence em ideias e decisões inovadoras e impactantes para seu negócio.
5 – Tenha uma equipe preparada
Profissionais com habilidades técnicas, análise crítica e visão estratégica são fundamentais para aplicar a cultura data driven.
—–/—–
Com o ERP 100% on-line Compacta9 você vai gerenciar sua empresa de qualquer lugar.
Sua gestão mais simples, mais integrada e mais digital.
Gerenciando seus negócios com inteligência e inovação.
Sistema de gestão empresarial 100% on-line.