Você está visualizando atualmente eSocial é obrigatório? Como fazer e consultar um eSocial?

eSocial é obrigatório? Como fazer e consultar um eSocial?

O eSocial é o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, foi criado, no final de 2014 pelo Decreto nº 8373/2014, o eSocial, um sistema que contempla todas as obrigações que as empresas precisam cumprir em relação a seus empregados, substituindo guias e sistemas diferentes e centralizando o envio das informações.

Confira o que você vai encontrar neste artigo

  • Para quem é obrigatório o eSocial?
  • Vantagens e Multas do eSocial.
  • Como se cadastrar no eSocial?
  • Posso fazer admissões fora do prazo?
  • Como consultar o meu eSocial?

Para quem é obrigatório o eSocial?

O uso da plataforma é obrigatório para todas as empresas que tenham empregado(s) (inclusive MEI) e pessoas físicas que tenham um empregado doméstico. Engloba, assim, o trabalhador com carteira assinada, estagiário, estatutário, autônomo, colaborador sem vínculo empregatício e cooperado.

Confira as 15 obrigações contempladas no eSocial:

  1. GFIP – Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social;
  2. CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados;
  3. RAIS – Relação Anual de Informações Sociais;
  4. LRE – Livro de Registro de Empregados;
  5. CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho;
  6. CD – Comunicação de Dispensa;
  7. CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  8. PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário;
  9. DIRF – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte;
  10. DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais;
  11. QHT – Quadro de Horário de Trabalho;
  12. MANAD – Manual Normativo de Arquivos Digitais;
  13. Folha de pagamento;
  14. GRF – Guia de Recolhimento do FGTS;
  15. GPS – Guia da Previdência Social.

Vantagens de usar o eSocial e as multas?

PARA A EMPRESA

A grande vantagem é simplificar a parte contábil das empresas, excluindo o envio de guias e formulários para diferentes órgãos públicos. Assim ganha-se tempo com as questões de departamento pessoal e agilidade na transmissão dos dados e essas informações chegam ao governo de forma padronizada, evitando erros e fraudes.

De forma resumida, destacamos como as principais vantagens do eSocial para empresas:

  • Aumento de produtividade;
  • Redução de erros de cálculos trabalhistas;
  • Segurança jurídica do cumprimento de todas as obrigações e da legislação trabalhista;
  • Processos integrados;
  • Registro imediato de novas informações;
  • Dados disponíveis de forma imediata para os órgãos envolvidos, acelerando processos de admissão e demissão, por exemplo.

PARA O EMPREGADO

A vantagem para o empregado, é um recurso que garante o cumprimento dos direitos trabalhistas, inclusive com a relação SST e eSocial, pois é por meio do sistema que as empresas precisam enviar informações relativas à saúde e segurança do trabalhador.

MULTA

A multa é gerada para as empresas que estão enquadradas na obrigatoriedade e não realizam o envio dos dados dos empregados pelo eSocial é obrigatório e as empresas que não usarem o sistema podem ser multadas em valores que variam de R$ 400,00 a R$ 181.284,63 de acordo com o evento que não for informado.

Como se cadastrar no eSocial: passo a passo

O primeiro passo é realizar sua admissão por meio do evento “S-2200” (Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso do Trabalhador). A forma de envio vai depender bastante de qual sistema para gerenciamento e confecção de folha de pagamento a empresa está utilizando.

Para fazer a admissão diretamente no portal, é necessário que a empresa:

  • Acesse o site do eSocial https://login.esocial.gov.br/login.aspx ;
  • Utilize o certificado digital para fazer login no sistema;
  • Clique “Empregado” e em seguida em “Admitir/Cadastrar”;
  • Faça o preenchimento dos dados do profissional;
  • Salve após a conclusão do preenchimento;
  • Assine digitalmente para processar o evento.

Acessando o seu sistema de folha de pagamento, localizará a opção de acompanhamento dos eventos enviados, este acompanhamento é feito através do “andamento dos eventos”. Quando o status do andamento está como “processado”, isso significa que o envio do “S-2200” foi realizado com sucesso e gerou um número de protocolo.

Por outro lado, se aparecer o status “processado com erros”, “rejeitados” ou “erros de estrutura do XML”, será necessária a realização de ajustes nas pendências indicadas.

Posso fazer uma admissão fora do prazo?

Para que a admissão seja aceita pelo e-Social, o RH deve respeitar os seguintes prazos:

  • A admissão preliminar precisa ser enviada até do dia anterior ao início das atividades do trabalhador por meio do evento “S-2190”;
  • Esse evento terá a validade estendida até o dia 7 do mês seguinte ao início das atividades do trabalhador na empresa;
  • Se até essa data a empresa não enviar todos os dados cadastrais por meio do “S-2200”, a admissão não será efetivada no sistema;
  • A empresa também pode optar por enviar diretamente o evento S-2200, neste caso, o prazo é o dia que antecede o início das atividades laborais do trabalhador.

Regras! Vale lembrar que admissões com datas retroativas geram multas para a empresa. Além disso, o “S-2200” não é utilizado para trabalhadores sem vínculo empregatício com a organização e nem para profissionais sob o regime estatutário.

Como consultar seu cadastro no eSocial?

A consulta da qualificação cadastral precisa ser feita antes de enviar qualquer evento ao eSocial. Confira a seguir:

  • Faça o login no eSocial;
  • Entre em “Consulta Qualificação Cadastral on-line”;
  • Informe os dados do trabalhador (nome, data de nascimento, CPF e NIS – PIS, PASEP ou NIT);
  • Clique em consultar.

VALE LEMBRAR! que o empregador deve ter atenção é a qualificação cadastral do eSocial, processo que garante a confiabilidade das informações transmitidas ao sistema.

O objetivo é sinalizar se há ou não alguma inconsistência entre os dados do trabalhador, enviados pela empresa, e os dados do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Por isso o cuidado deve ser redobrado para o envio das informações corretas.

O sistema dá a opção de fazer a consulta de até 10 empregados de uma só vez. Caso precise consultar um número maior de empregados de uma só vez, utilize a opção “lote”, na qual você envia um arquivo .txt e recebe a resposta em até 48 horas.

IMPORTANTE

As empresas precisam ter atenção à comunicação de todas as informações nos prazos corretos, como admissão, realização de exames médicos (admissional, periódico e demissional), alterações de contratos, folha de pagamento, entre outras. O eSocial traz agilidade para as empresas. Contudo, para ter mais praticidade no uso do sistema, o ideal é contar com um sistema de gestão empresarial .

É um recurso que permite centralizar todos os setores, disponibilizando as informações dos seus colaboradores de modo fácil, o que auxilia na inserção dos dados no eSocial e permite que sua empresa se mantenha regular com as obrigações do departamento pessoal.

Automatize os processos da sua empresa de forma prática e completa! Conheça o sistema ERP C9 DIGITAL online e todas as funcionalidades que vão facilitar a sua rotina.

Deixe um comentário